Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de novembro de 2024

Premiado espetáculo Amana será apresentado em Campo Mourão

Apresentações serão nesta sexta-feira, dia 22, e sábado dia 23, às 20h, na Casa da Cultura Tomaz Edison de Andrade Vieira


Por Redação GMC Online Publicado 18/11/2024 às 16h45
Ouvir: 00:00

O premiado e aplaudido espetáculo de dança Amana terá duas apresentações em Campo Mourão, nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, na Casa da Cultura Tomaz Edison de Andrade Vieira. A entrada é franca.

Amana 1 – Ana Clara
Foto: Divulgação

Pela atuação de Amana, em temporada em São Paulo, Ana Clara Poltronieri recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2024, da Cooperativa Paulista de Dança, um dos mais importantes do país. Esse foi o segundo prêmio para Amana e Ana Clara. Ela foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Seção Paraná – na categoria Cultura Arquitetônica pelo Cenário, composto por mais de 70 potes de vidro com água, em cena.

O Espetáculo Amana

Amana, em tupi significa “água que cai do céu”. A água, elemento feminino, conduz o caminho deste rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. Uma cena em que o momento presente e a memória se misturam para contar as lembranças amorosas, a luta e o luto.

Amana 3 – Ana Clara
Foto: Divulgação

Em Amana, a narrativa foi construída com movimento, palavra e depoimento, revelando um corpo pulsante e memorioso.

De forma poética e sensível, as criadoras, Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias, fizeram do espetáculo um gesto de basta ao feminicídio e à violência que todas as mulheres vivem cotidianamente.

Ana Clara esteve em temporada com o espetáculo Amana em Porto Alegre e Maringá. Sua temporada em São Paulo, em 2023, aconteceu no Teatro Centro da Terra.

Em maio deste ano, Amana participou do Festival Equilibri, da Associazione Arterego, na Itália. As apresentações marcaram o Dia de Magó, em manifestação pública de repúdio ao feminicídio. Ana Clara foi aplaudia por quase cinco minutos após o espetáculo.

A idealização da cenografia foi feita pela diretora Tânia Farias e o projeto arquitetônico cenográfico foi idealizado por Fernanda di Benedetto. A coreografia é de Ana Clara Poltronieri.

Amana Circular

Ana Clara está se apresentando em Campo Mourão, nessa sexta-feira e sábado e seguirá turnê por Astorga, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro; São Jorge do Ivaí, dias 14 e 15 de dezembro; Maringá, dias 16 e 17 de dezembro; e Mandaguari, nos dias 25 e 26 de janeiro.

As apresentações fazem parte de projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Quem é Ana Clara Poltronieri:

Ana Clara Poltronieri
Foto: Divulgação

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Técnica Klauss Vianna pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Formada em dança pela Art Factory International, no programa Dance Start Up IV, sob direção de Brigel Gjoka’s – Bologna (ITÁLIA). Concluiu participação no programa de formação interdisciplinar em dança contemporânea ‘MoDem’ – coletivo jovem da companhia Zappalà Danza – Sicilia (ITÁLIA), com direção de Roberto Zappalà.

Artista da dança independente e educadora somática, busca através de seus movimentos a consciência corporal e a expressividade, trabalhando em estado de presença e reatualização de presença ao mover-se.
Co-criadora, diretora e intérprete da CIA DUO DUE de dança, Ana Clara colabora com diversas companhias e grupos de dança e música do Brasil e Europa.

Atua em projetos comunitários, solidários e voluntários de difusão da arte, da dança, pela cultura da paz e não-violência, pelos direitos da mulher (pelo direito à liberdade de ser de todas as pessoas).

Quem é Tânia Farias:

Atriz e encenadora, figurinista, cenógrafa, pesquisadora, professora e produtora teatral. Atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1984.Coordena a Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e o Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Paul Teal, ator de ‘One Tree Hill’, morre aos 35 anos


Paul Teal, ator que interpretou Josh na sétima temporada da série One Tree Hill, morreu aos 35 anos em 15…


Paul Teal, ator que interpretou Josh na sétima temporada da série One Tree Hill, morreu aos 35 anos em 15…

GMC+

Giselle Itié fala sobre abandono de Guilherme Winter após nascimento do filho


A atriz Giselle Itié contou que foi abandonada pelo ex-marido Guilherme Winter após o nascimento do filho do casal, em…


A atriz Giselle Itié contou que foi abandonada pelo ex-marido Guilherme Winter após o nascimento do filho do casal, em…

GMC+

Ex-BBB Letícia Santiago conta que teve mandíbula fraturada após infecção: ‘Quase deformidade’


A ex-BBB Letícia Santiago atualizou seu estado de saúde aos seus seguidores neste domingo, 17, ser diagnosticada com osteomielite, uma…


A ex-BBB Letícia Santiago atualizou seu estado de saúde aos seus seguidores neste domingo, 17, ser diagnosticada com osteomielite, uma…