Festival gastronômico e musical é aposta para aumentar faturamento
Se para os visitantes, o Festival Gastronômico Sabor e Música, que faz parte da programação de fim de ano da Maringá Encantada, é sinônimo de entretenimento e uma boa pedida para comer fora de casa encontrando diversidade em um mesmo local enquanto aproveitam outra atrações, como a roda gigante, trenzinho ou a própria iluminação de natal, para os donos dos estabelecimentos participantes, a ideia é aumentar o faturamento frente ao mesmo período de anos anteriores.
Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do noroeste do Paraná, o festival reúne 26 estabelecimentos entre restaurantes e lanchonetes. Todos os participantes seguem funcionando também em seus pontos fixos espalhados pela cidade, mas nas mini-cozinhas montadas na Praça do Antigo Aeroporto, têm a chance de aumentar as vendas. Os pratos servidos são os mais diversos, indo de comida japonesa à italiana, passando pelas porções de boteco e lanches, além de opções sem glúten e lactose, e os valores variam de R$ 10 a R$ 49.
O Festival Sabor e Música começou na última sexta-feira, 15, no feriado da Proclamação da República e segue como opção para o feriado desta quarta, 20, dia da Consciência Negra, das 12 às 00. Esse mesmo horário vale de quinta a domingo. De segunda a quarta (exceto o feriado), o funcionamento é só no jantar. Com funcionamento diário, o evento se estende até o começo de janeiro de 2025, totalizando 52 dias de operação. “A Abrasel está fazendo toda a parte de organização. Entregamos os restaurantes prontos para os lojistas tocarem a operação. No primeiro final de semana tivemos um público bom e boas vendas, mas é o começo ainda”, diz a diretora executiva da Abrasel, Natália Moura.
Edinaldo Medeiros, proprietário do Aki Dog Lanches, que trabalha com o tradicional cachorro-quente prensado, símbolo de Maringá, viu o faturamento superar em 50% o da loja física, que fica na Avenida Mandacaru, no primeiro final de semana do festival. “Acredito que até o final desse evento vamos subir esse percentual ainda mais”, diz, otimista.
Lohana Zerede, da hamburgueria Smash It, está acumulando o atendimento presencial na loja, o delivery e mais a operação no Festival. “Encaramos esse desafio e a nossa expectativa é altíssima. Esperamos dobrar o faturamento normal que temos no final do ano com essa operação e também apresentar nossa marca às pessoas e provar nossa gastronomia. Estamos bem animados esperando o público maringaense vir nos visitar”.
José Valdevino Padre Junior, dono do Paraibar, que fica na Avenida Tuiuti, diz que, por estar afastado da área central, onde normalmente ficam concentradas as atividades natalinas, acaba vendo o movimento diminuir nessa época. Fazer parte do festival é uma aposta para aumentar o faturamento. O restaurante de comida nordestina levou para o festival pratos como baião de dois, escondidinho de carne de sol, acarajé e bobó de camarão. “As vendas até agora foram boas, mas a expectativa é que melhore porque o pessoal ainda está conhecendo o evento”.
A área do festival inclui espaço kids gratuito e atrações musicais todas as noites. “Tem samba e pagode, sertanejo raíz, o dia do rock… Temos a quarta-feira gospel, onde as igrejas vêm se apresentar aqui no palco com louvores e músicas de adoração, e no dia 23 (sábado) teremos um encontro de motociclistas do Brasil todo e três bandas de rock tocando o dia todo”, destaca a diretora da Abrasel.
“Nossa expectativa é a mais alta possível. A gente espera que tenhamos um festival encantado, com prosperidade para todos os nossos associados e que ao final todo mundo envolvido no projeto possam ter uma grande satisfação. Serão 52 dias de muita música, gastronomia e entretenimento para o maringaense”, diz Rafael Cecato, presidente da Abrasel.