Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2024

R$ 71,5 milhões: construção de nova ponte de 360 metros avança no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 04/12/2024 às 10h16
Ouvir: 00:00
pr-498_local_da_futura_ponte
Foto: DER-PR.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta terça-feira, 3, a sessão de disputa da licitação para construir uma nova ponte sobre o Rio Ivaí na PR-498, entre os municípios de Japurá e São Carlos do Ivaí, na região Noroeste.

A empresa Itaúba Incorporações e Construções Ltda. foi a melhor classificada entre doze inscritas, com a proposta de preço de R$ 71.592.000,00. Agora ela deve encaminhar à comissão de contratação do DER/PR uma planilha de valores atualizada bem como os documentos exigidos em edital, para análise.

A licitação acontece na modalidade Concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, prevendo a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, seguida pela execução da obra na mesma empreitada.

OBRA
A ponte terá 360 metros de comprimento, e largura de 13,40 metros, sendo duas faixas de rolamento de 3,60 metros, acostamentos de 2,50 m, faixas de segurança de 0,20 m e barreiras de concreto New Jersey nas laterais.

Em ambas as margens serão pavimentados trechos variantes da PR-498, em um total de 1.180 metros de extensão. A pista será simples e de pavimento semirrígido, em que a base é composta de brita graduada tratada com cimento e a camada superior é de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). As faixas de rolamento terão 3,60 metros de largura cada, com acostamentos de 2,50 metros somente nas cabeceiras, facilitando o encaixe com a ponte.

O prazo contratual é de 1.080 dias (36 meses), prevendo os primeiros 180 dias para realização de estudos e elaboração de uma concepção do projeto da ponte, com a elaboração do projeto básico e executivo devendo ser concluídos nos primeiros 360 dias. Os demais 720 dias serão dedicados à execução da obra em si.

Atualmente a travessia entre os municípios é realizada por meio de balsa no Rio Ivaí.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação