Descer pra BC: Conheça a dupla maringaense que foi parar na Billboard
Após o sucesso do hit ‘Descer pra BC’, que exalta Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, a dupla Brenno e Matheus, nascida em Astorga e que escolheu Maringá para viver, foi parar no Hot 100 da Billboard Brasil e ficou entre as 20 músicas ouvidas do País. O ranking classifica as músicas baseado na atividade de streaming dos principais serviços de música no território.
A canção viralizou e deu projeção para os cantores de cidade de menos de 20 mil habitantes no Noroeste paranaense que foi berço de outra dupla famosa com carreira que já dura décadas: Chitãozinho e Xororó. Mas diferente da dupla que conquistou o Brasil com sertanejo raíz e inovou ao longo da carreira acrescentando, aos poucos, outros ritmos e instrumentos, Brenno Vitor Gonçalves e Matheus Felippe Beienke não são irmãos e usam dessa mescla de estilos desde que começaram a tocar em barzinhos, dez anos atrás, em Astorga. A primeira apresentação juntos, inclusive, foi no susto.
Em um fim de ano, perto do Natal, o segunda voz que se apresentava com Brenno não apareceu. Por acaso, ele lembrou de um outro cantor da cidade que ele conhecia de vista, do colégio, e correu na casa de Matheus que, por sorte, não tinha viajado com a família e topou fazer a apresentação como substituto. A sintonia deu tão certo que a combinação de vozes se repetiu em todos os outros shows a partir dali durante a última década.
Antes e depois de Descer pra BC
Apesar de tanto tempo de carreira, o estouro só veio agora. A música Descer pra BC mudou completamente a realidade da dupla. O hit chiclete criado em parceria com o DJ Ari SL apareceu entre esta semana entre as 50 mais tocadas do Brasil no Spotify. O clipe, gravado em Balneário Camboriú, foi lançado no YouTube da dupla na última quinta-feira, 5, e em apenas um dia, chegou a quase 300 mil visualizações, sendo indicada entre as músicas em alta na plataforma. Brenno e Matheus também são donos de “Ai Cowboy”, “Cabaré Love” e “Xona no Peão”, mas nenhuma canção, até então, tinha tido um desempenho assim. Em um post o primeira voz fez um compilado com uma retrospectiva de como a carreira começou e como chegaram às mais tocadas no Brasil.
“Essa proporção gigantesca nunca tinha acontecido com nenhuma das nossas músicas. É uma coisa muito gratificante ver o trabalho dando certo”, comemora Brenno. O hit tem a cara do verão, com refrão que gruda e retrata o desejo de muitos: curtir a vida boa ostentando no litoral, por isso é aposta para que o sucesso aumente ainda mais com a temporada de calor e férias. Descer Pra BC retrata o desejo de deixar a rotina rural para aproveitar a liberdade e da vida na praia. Mas na carreira, deixar o tema que fala do campo está fora de cogitação. “Nós somos a galera do chapéu, do agro, e a gente procura trazer o som para esse estilo, falando essa linguagem, misturando de tudo um pouco, porque hoje o sertanejo é uma mistura”, diz Matheus.
O clipe de Descer pra BC apresenta pontos turísticos da cidade conhecida pelos arranha-céus e por atrair turistas e famosos. Em carros de luxo, caminhonetes e lanchas, os artistas dançam ao lado de personagens fantasiados de ETs, um grupo de artistas da cidade que usava a música para se apresentar. “A gente quis respeitar as famílias, respeitar as crianças, levar alegria, porque com essa música a gente chegou ‘de mamando a caducando’”, diz o empresário da dupla, Tiba Cleber. O single viral foi lançado no dia 15 de novembro e, em menos de um mês, a procura por shows da dupla praticamente triplicou.
“O povo quer a dupla para já. A agenda de compromisso, o assédio, aumentou umas 10, 15 vezes. As vendas, negociações, parcerias aumentaram muito. As portas se abriram mais fácil agora. O artista quando começa a carreira esbarra em muito obstáculo e essa música está nos levando a regiões, Estados, lugares que a gente nunca imaginou”, diz o empresário. Brenno e Matheus terão quase 20 shows em dezembro e não têm mais data livre para janeiro. A dupla prevê novos lançamentos para os próximos meses e aposta na projeção dada pelo hit viral para seguir nas principais paradas de sucesso.
Nas redes e no rádio
Apesar do sucesso nas redes, Brenno acredita que é preciso contar com outro aliado: o rádio. “A rádio é fundamental para o artista para fazer um alicerce da carreira e para as pessoas conhecerem, porque nem todo mundo está virado para as redes sociais. O fortalecimento da música é a rádio que cria. ‘Descer pra BC’ tocou primeiro na Maringá FM, na nossa cidade, onde moramos hoje. Foi a primeira rádio que tocou, conta o cantor. “A rádio acentua o sucesso do artista, te dá a estabilidade que você precisa. Ter a música tocando, sendo pedida, somar com a programação da rádio, é sinal que o artista já rompeu várias barreiras da carreira. E a gente está sendo surpreendido por inúmeras rádios tocando a música”, comemora Matheus.