Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

Deslizamento em mina provoca retirada de mais de 79 pessoas em Conceição do Pará, MG


Por Agência Estado Publicado 08/12/2024 às 18h34
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ao menos 79 moradores foram retirados de 17 casas após o deslizamento de rejeitos da Mina de Turmalina, localizada em Conceição do Pará, região Centro-Oeste de Minas Gerais, na manhã deste sábado, 7. O Corpo de Bombeiros informou que não houve feridos, mas uma casa foi danificada devido à movimentação de terra e rejeitos sólidos.

De acordo com a Defesa Civil, 79 moradores e trabalhadores foram encaminhados para redes de hotéis próximos ao município, enquanto outros deixaram o local voluntariamente e buscaram abrigo em casas de parentes. A corporação informou que ainda não há previsão para o retorno dessas pessoas às suas residências.

O incidente ocorreu durante a manhã de sábado, quando uma pilha de rejeitos desmoronou dentro da mina. A área foi evacuada, e equipes dos bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e da Defesa Civil Municipal e Estadual foram acionadas para atender à ocorrência e garantir a segurança na região. Na manhã deste domingo, 8, um novo deslizamento foi registrado no local, mas não houve feridos.

Em nota divulgada na tarde deste sábado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou ter identificado um “risco iminente” de novos deslizamentos após inspeção no local e determinou a interdição e a suspensão imediata de todas as atividades.

“A equipe de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou vistoria in loco após a comunicação do ocorrido e identificou risco iminente para a segurança da estrutura, da comunidade e do meio ambiente, efetuando a interdição e a suspensão imediata de todas as atividades do empreendimento, por meio do Auto de Interdição nº 52/2024/GER-MG/DIFIL-MG”, informa trecho do comunicado.

A fiscalização foi solicitada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por meio de um ofício divulgado na tarde de sábado, que detalhava as ações a serem adotadas após o incidente.

Confira a íntegra do ofício do Ministério de Minas e Energia

Tomamos conhecimento de que a pilha de rejeitos da Mina de Turmalina, localizada no município de Conceição do Pará/MG, de propriedade da Jaguar Mining, desmoronou por volta de 8h30 da manhã deste sábado, 07/12/2024. Considerando que este Ministério de Minas e Energia visa garantir uma mineração segura e sustentável, determino à Agência Nacional de Mineração que:

I – adote, de imediato, medidas de fiscalização rigorosas em relação às estruturas e para a efetiva solução da questão, tudo de modo a garantir a segurança total dos trabalhadores e residentes na região, inclusive, caso seja necessário e conforme análise técnica, a interdição do Complexo ou de parte dele; e II – aprimore ações normativas e práticas para que casos semelhantes sejam imediatamente avaliados e medidas administrativas concretizadas. Determino, por fim, que mantenham este Ministério informado sobre os desdobramentos das ações de fiscalização e das demais providências para garantir a segurança das estruturas citadas”, destaca o ofício.

Veja nota da Jaguar Mining

A Jaguar Mining, responsável pela mina, informou em nota que identificou uma anomalia na pilha de rejeitos durante uma inspeção e que acionou os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa afirmou ainda que criou uma força-tarefa para gerenciar a situação e está prestando suporte aos moradores afetados.

A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências, oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais. Foi criada uma força-tarefa para gerenciar a situação. Após alinhamento com as autoridades, foi decidido que, para garantir a segurança, as operações na Unidade Turmalina (MTL) estão suspensas.

A empresa está implementando um plano de ação focado na segurança da comunidade e dos funcionários. Até o momento, a comunidade de Casquilho de Cima está em processo de evacuação com acompanhamento das autoridades responsáveis e apoio da Jaguar. As famílias retiradas estão sendo realocadas em hotéis. Esses dados estão sendo atualizados continuamente. A Jaguar lamenta profundamente o ocorrido e informa que segue com a investigação para identificar as causas do deslizamento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuvas intensas e ventos: alerta de ‘perigo’ inclui capital e todas as cidades do litoral de SP


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quinta-feira, 26, um alerta de chuvas intensas com grau de “perigo” (nível…


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quinta-feira, 26, um alerta de chuvas intensas com grau de “perigo” (nível…

Geral

RG de pet: governo inicia em janeiro cadastro nacional de cães e gatos


Cães e gatos domésticos de todo o Brasil poderão ter uma carteira de identidade a partir de janeiro de 2025….


Cães e gatos domésticos de todo o Brasil poderão ter uma carteira de identidade a partir de janeiro de 2025….

Geral

ChatGPT apresenta instabilidade nesta quinta-feira


O ChatGPT apresenta instabilidade nesta quinta-feira, 26, e usuários relatam dificuldades para acessar o serviço. Além dele, a Sora, IA…


O ChatGPT apresenta instabilidade nesta quinta-feira, 26, e usuários relatam dificuldades para acessar o serviço. Além dele, a Sora, IA…