Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2024

Prefeitura de SP afirma que ‘tatuzão’ causou solapamento do solo em obra do Metrô


Por Agência Estado Publicado 13/12/2024 às 12h19
Ouvir: 00:00

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o solapamento do solo no canteiro de obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 12, ocorreu por conta da passagem do tatuzão, nome dado à máquina tuneladora usada para perfurar túneis. O acidente abriu uma cratera no local onde será a futura estação Bela Vista, na região central da capital paulista.

“Durante a vistoria, foi constatado solapamento parcial do solo devido a passagem do tatuzão. Não houve vítimas. Os agentes também vistoriaram o imóvel localizado na Rua Rui Barbosa, 664, e não foi identificado risco da estrutura”, disse, em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

A LinhaUni, concessionária responsável pela obra, não informou quando que o buraco deverá ser fechado. Em nota, a empresa disse que as causas ainda são investigadas e alega o problema não gerou danos à terceiros. “De acordo com o plano de contingência do projeto, toda a área estava isolada e o imóvel afetado já se encontrava também isolado e escorado para mitigar eventuais outros danos. A empresa está investigando as razões da intercorrência, mas esclarece que a situação está estabilizada. O cronograma de obras não foi afetado e tanto o túnel quanto a tuneladora não foram impactados”.

Universidades

A futura Linha 6-Laranja do Metrô tem 15 estações previstas, entre a Brasilândia (zona norte) e São Joaquim (região central). O governo prevê a entrega da primeira etapa em outubro de 2027, mas, como as obras tiveram atraso de mais mil dias, a conclusão pode ficar para 2028. O cálculo do atraso é contado a partir de 2025, prazo dado para a entrega ainda pela gestão João Doria (então no PSDB), em 2020.

A Linha 6 ganhou o apelido de “Linha das Universidades”. Pelo trajeto original, ela vai passar perto de ao menos sete instituições de ensino: Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove.

Acidente é o terceiro na linha; relembre histórico:

01/02/2022

Um desmoronamento fez ceder parte do asfalto da Marginal do Tietê e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna. O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste. Segundo informado pelo governo à época, o acidente foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto. Não houve vítimas. Quatro trabalhadores da obra foram socorridos após contato com a água do esgoto, mas liberados em seguida.

20/05/2024

Uma cratera se abriu na quadra esportiva de um prédio na avenida Ministro Petrônio Portela, na Freguesia do Ó (zona norte de São Paulo). A avenida precisou ser interditada próximo da rua João Pereira, e três linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. Equipes técnicas do projeto e da concessionária Linha Uni foram ao local e concluíram que não havia indicativo de riscos aos imóveis do entorno.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquivada apuração contra Gusttavo Lima e a Vaidebet


As divergências entre a juíza e os promotores de Justiça da investigação sobre suposta lavagem de dinheiro do jogo ilegal…


As divergências entre a juíza e os promotores de Justiça da investigação sobre suposta lavagem de dinheiro do jogo ilegal…

Geral

Quem era o empresário de SP que morreu em naufrágio de catamarã em Maragogi


O idoso de 76 anos que morreu no naufrágio de um catamarã, nesta sexta-feira, 13, em Maragogi, no litoral de…


O idoso de 76 anos que morreu no naufrágio de um catamarã, nesta sexta-feira, 13, em Maragogi, no litoral de…