Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de dezembro de 2024

Lei que pode encarecer processo de cidadania italiana deve ser votada nesta sexta-feira


Por Agência Estado Publicado 20/12/2024 às 12h21
Ouvir: 00:00

A lei orçamentária italiana pode ser votada nesta sexta-feira, 20. Junto com a discussão do orçamento do país europeu, está sendo debatido o custo do processo judicial para reconhecimento de cidadania por descendentes. Se aprovada, o valor, que hoje é de 545 euros (R$ 3.500) por família, passará a ser de 600 euros (R$ 3.828) por pessoa.

image
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Hoje, o processo de cidadania italiana não tem limite para o número de beneficiários. Assim, um mesmo processo pode garantir a cidadania de diversos familiares que todas tenham os mesmos antepassados. Isso faz com que o valor seja diluído entre todos os requerentes.

Com a proposta, o processo ficará mais caro para os milhares de brasileiros que buscam, todos os anos, o direito à cidadania italiana. Ela será válida tanto para aqueles que tentam obter a cidadania pela via judicial – ou seja, com um advogado italiano representando a família em um tribunal de Justiça da Itália -, quanto pela via administrativa – indo para o país e fazendo o processo sem um advogado.

Está previsto ainda uma taxa adicional por certidões históricas – documentos emitidos de registros com mais de 100 anos terão um custo proporcional à idade, limitado a 300 euros por documento.

Rafael Gianesini, CEO da Cidadania4U, assessoria especializada em cidadania europeia, lamenta que a Itália esteja se encaminhando para tornar o processo mais caro. “A cidadania italiana é um direito de sangue e um sonho para milhões de brasileiros. Ela não pode ser elitizada ou tornada inacessível por uma taxação excessiva”, comenta. A empresa já considera a aprovação da lei “praticamente certa”.

A votação está prevista para esta sexta-feira, mas pode acontecer no parlamento italiano até 31 de dezembro. Se o projeto não for submetido a votação até lá, o governo pode editar medidas provisórias para colocar em prática o orçamento, mesmo sem aprovação, por tempo limitado.

Entidades que representam descendentes de italianos tentam pressionar os parlamentares a barrar a alteração, mas como a lei orçamentária trata de outras questões que são prioritárias, é considerado bastante provável a sua aprovação.

O Brasil ocupa a 7ª posição entre os países mais beneficiados com concessão de cidadania europeia. 11,2 mil cidadanias italianas foram concedidas a brasileiros em 2022, mais que o dobro do ano anterior.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eli Lilly recebe aval nos EUA para uso do Zepbound para apneia obstrutiva


A Eli Lilly recebeu o aval da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla inglês) para o…


A Eli Lilly recebeu o aval da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla inglês) para o…

Geral

Chuva forte em SP desvia voos de Congonhas


As fortes chuvas desta sexta-feira, 20, fizeram voos em Congonhas, na zona sul de São Paulo, serem desviados para outros…


As fortes chuvas desta sexta-feira, 20, fizeram voos em Congonhas, na zona sul de São Paulo, serem desviados para outros…

Geral

Enel SP: número de consumidores sem luz aumenta para 662,4 mil após segundo temporal


A Enel SP atualizou para 662,4 mil o número de consumidores sem energia elétrica, após os temporais ocorridos na tarde…


A Enel SP atualizou para 662,4 mil o número de consumidores sem energia elétrica, após os temporais ocorridos na tarde…