Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

Campinas: chuva e risco de inundação faz Defesa Civil de SP enviar 1º alerta sonoro à população


Por Agência Estado Publicado 26/12/2024 às 08h37
Ouvir: 00:00
image
Foto: Pixabay/Pexels

O aviso da Defesa Civil de São Paulo à cidade de Campinas, no interior do Estado de SP, sobre a possibilidade de chuva forte com “alto risco de enxurradas e inundações”, durante a madrugada desta quinta-feira, 26, assustou os moradores da região. Isso porque foi a primeira vez que o alerta sonoro sobre os riscos de incidentes foi enviado aos celulares da população.

Em comunicado, a Defesa Civil do Estado informou que, às 22h21 da quarta-feira, 25, “emitiu o primeiro alerta via Cell Broadcast em situação real”, o que representa um “marco histórico” para a força. “Classificado como modelo severo, o alerta foi enviado de forma preventiva para alertar a população sobre o risco de enxurradas e inundações, com validade de 2 horas”, completou a Defesa Civil.

O alerta foi baseado em análises do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), “que identificou um cenário de Risco Hidrológico alto, com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enxurradas e inundações na região de Campinas.”

O objetivo principal do aviso, segundo a Defesa Civil, é de informar a população sobre o risco e possibilitar que os moradores da região tenham tempo para tomar medidas preventivas que possam reduzir os possíveis danos causados em decorrência das chuvas.

O comunicado diz ainda que o sistema “contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada”.

Mas o envio do alerta também teve outro resultado. O alto sinal sonoro emitido pela notificação assustou os moradores, deixando “Campinas” e “Defesa Civil” entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter.

Veja recomendações em caso de perigo:

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira alguns serviços do município:

– Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;

– Ligue 118 para emergências de trânsito;

– Ligue 193 para situação de emergência.

– Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado


Um avião da companhia aérea Latam precisou fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Brasília após declarar emergência na…


Um avião da companhia aérea Latam precisou fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Brasília após declarar emergência na…

Geral

Barroso manda PM usar câmera em operações e após ataques a policiais


O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu ontem critérios para o uso obrigatório das câmeras…


O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu ontem critérios para o uso obrigatório das câmeras…