Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

Multimedalhista olímpica, Mayra Aguiar anuncia aposentadoria do judô aos 33 anos


Por Agência Estado Publicado 26/12/2024 às 15h33
Ouvir: 00:00
image
 Foto: Miriam Jeske/COB

Maior medalhista olímpica e mundial da história do judô brasileiro, a gaúcha Mayra Aguiar se aposentará das competições da modalidade. O anúncio veio por meio das redes sociais da atleta. A judoca de 33 anos já havia dado indícios de que deixaria o esporte de alto rendimento após sofrer uma derrota em sua luta de estreia nos Jogos Olímpicos de Paris.

Dona de três bronzes olímpicos, Mayra é a segunda mulher brasileira com mais medalhas em uma modalidade individual em Jogos. A judoca fica atrás somente da ginasta Rebeca Andrade, que tem cinco. É dela também o recorde de campeonatos mundiais no judô do País: é a única, entre homens e mulheres, a ser campeã três vezes.

Participante de Jogos Olímpicos desde 2008, quando tinha somente 15 anos, Mayra lutou em todas as edições do torneio até 2024, em Paris. Derrotada em seu primeiro confronto na capital francesa, a atleta colocou em xeque sua presença em um próximo ciclo olímpico. Na ocasião, a judoca alegou que seu corpo havia chegado ao limite. É a mesma justificativa que usou nesta quinta para divulgar sua aposentadoria.

“Venho aqui informar que estou encerrando oficialmente minha carreira esportiva em alto rendimento. Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa”, escreveu a multimedalhista.

Mayra passou por um longo histórico de cirurgias durante sua carreira. No total, foram oito operações, conforme contou em agosto, para corrigir lesões adquiridas no esporte. Uma das mais graves aconteceu meses antes dos Jogos de Tóquio, quando lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ainda assim, recuperou-se a tempo de conquistar outro bronze e se tornar, à época, a atleta feminina com mais medalhas olímpicas no Brasil.

Em 2024, para chegar em Paris bem fisicamente, optou por evitar torneios durante o ano. Com isso, caiu no ranking mundial e foi obrigada a enfrentar a melhor colocada no seu primeiro combate. Logo antes da pausa, porém, tornou-se a primeira brasileira a vencer o Grand Slam de Tóquio, um dos campeonatos mais tradicionais do judô, provando sua dominância na modalidade.

“O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames”, disse ainda no anúncio. Mayra agradeceu a seus familiares, treinadores, colegas de treino, imprensa e torcedores pelo auxílio durante a trajetória no esporte.

“Termino este texto com lágrimas nos olhos e feliz por elas escorrerem, porque me dão a certeza de que vou levar para sempre estes momentos e estas pessoas com muito amor no coração”, encerrou. Mayra Aguiar não informou se continuará no esporte como treinadora como já fizeram outras medalhistas aposentadas, como Sarah Menezes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Vasco define grupo para o início do Estadual e renova com patrocinador


O Vasco definiu nesta sexta-feira o grupo de jogadores que entrará em campo nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Os…


O Vasco definiu nesta sexta-feira o grupo de jogadores que entrará em campo nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Os…

Esportes

Cruzeiro oficializa contratação do atacante Bolasie, ex-Criciúma


A diretoria do Cruzeiro oficializou nesta sexta-feira a contratação do atacante Yannick Bolasie. O congolês de 35 anos chega ao…


A diretoria do Cruzeiro oficializou nesta sexta-feira a contratação do atacante Yannick Bolasie. O congolês de 35 anos chega ao…

Esportes

Fluminense anuncia atacante Paulo Baya, ex-Goiás, e zagueiro do Alianza Lima


Mais dois reforços foram anunciados pelo Fluminense nesta sexta-feira. O clube carioca, que já havia contratado o volante Hércules, confirmou…


Mais dois reforços foram anunciados pelo Fluminense nesta sexta-feira. O clube carioca, que já havia contratado o volante Hércules, confirmou…