Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de janeiro de 2025

Incêndio mobiliza bombeiros e brigadistas em cooperativa de Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 30/12/2024 às 07h44
Ouvir: 00:00
Design sem nome (6)
Foto: Montagem/GMC Online

Um incêndio de grandes proporções atingiu um dos barracões da Cocamar, em Maringá, na noite desse domingo, 30. O alerta foi dado pelo vigia da cooperativa, que acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o oficial de área do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Maringá, Tenente André Bueno, todos os bombeiros de plantão, além de equipes de folga, foram chamados para ajudar no combate às chamas. Brigadistas da própria cooperativa também iniciaram o enfrentamento do fogo e continuaram auxiliando os bombeiros nas operações.

O barracão atingido possui uma área de 13.300 metros quadrados. Durante as ações, foi possível salvar cerca de 75% da estrutura. No total, cerca de 30 bombeiros militares e aproximadamente 20 brigadistas estiveram envolvidos no combate ao incêndio, que exigiu o uso de cerca de 2 a 2,5 milhões de litros de água. As chamas foram controladas de madrugada.

image
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

No entanto, não há registro de vítimas. Para o combate ao fogo, foram empregados dois caminhões ABTR (Auto Bomba Tanque Rápido), uma carreta, uma plataforma, um posto de comando, uma viatura de carregamento de cilindros de ar respirável e uma ambulância de suporte.

Além disso, os bombeiros utilizaram drones para realizar imagens aéreas e identificar os pontos de maior calor no barracão, facilitando o controle das chamas.

O tenente André Bueno do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Maringá, explica que o barracão armazenava fios de algodão, material bastante inflamável.

image
Foto: Reprodução/Cocamar

“O incêndio ocorreu em uma área de aproximadamente 13.300 m², com grande quantidade de material combustível (lã) e pouca compartimentação, o que facilitava a propagação do fogo. Apesar disso, conseguimos conter o incêndio em menos de um quarto da edificação, salvando três quartos da área. O combate durou cerca de 8 horas, utilizando 2 a 2,5 milhões de litros de água. Contamos com o apoio de 30 bombeiros militares, 20 brigadistas e colaboradores locais. No final da operação, a situação foi estabilizada, e brigadistas ficaram de prontidão para monitorar possíveis focos remanescentes. Para o atendimento, foram empregados caminhões de combate a incêndio, uma carreta, uma plataforma e uma ambulância”, explica.

Em nota, a cooperativa informou que o incêndio aconteceu na indústria de fios têxteis, que iniciou por volta das 18h.A indústria não estava em funcionamento, com seu pessoal em férias coletivas. Leia na íntegra.

A cooperativa informa que no domingo (29) houve um incêndio em sua indústria de fios têxteis, que iniciou por volta das 18h, tendo sido controlado pelos bombeiros e pela brigada de incêndio interna, felizmente sem vítimas. Ainda não temos informações sobre o que teria originado a ocorrência.

A indústria não estava em funcionamento, com seu pessoal em férias coletivas.

A Cooperativa reitera seu compromisso com a segurança de suas instalações, colaboradores e comunidade, e agradece a pronta resposta das equipes envolvidas no controle da situação.

Veja o vídeo

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação