Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de janeiro de 2025

Busca por desaparecidos da queda da ponte no Rio Tocantins retorna; 12 mortes são confirmadas


Por Agência Estado Publicado 03/01/2025 às 12h54
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução

A Marinha retornou, na sexta-feira, 3, com a força-tarefa de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A operação com mergulhos e uso de drones subaquáticos havia sido interrompida devido à necessidade de abertura das comportas da usina hidrelétrica operada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste).

Já as buscas através de embarcações e drones aéreos continuam ininterruptamente, informa a Marinha.

“Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realizaram a filmagem do momento da inspeção da picape S-10. As imagens evidenciam que não há vítimas no interior do veículo. É possível visualizar o cinto do banco do motorista destravado”, informou a Marinha.

Na quarta-feira, 1º, um corpo que havia sido identificado na cabine de um caminhão foi resgatado. Assim, dentre os 17 desaparecidos iniciais, estão confirmados 12 óbitos. Cinco pessoas seguem desaparecidas.

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada sobre o Rio Tocantins, conectava os Estados do Maranhão e Tocantins até o dia 22 de dezembro de 2024, quando desabou no final da tarde, no momento em que diversos veículos transitavam.

Entre os veículos vítimas do desabamento, foram identificados caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas.

Segundo as análises de qualidade da água do rio feitas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com a participação de vários órgãos ambientais, não há alterações significativas na qualidade da água.

Balsa emergencial para a travessia

A Marinha diz que foi consultada, no dia 30 de dezembro de 2024, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sobre a possibilidade e disponibilidade de operação de uma balsa portada, de forma emergencial, para fazer a travessia no rio Tocantins de carros de passeios e emergência.

O órgão diz que “entende o caráter emergencial da análise solicitada e que dará total prioridade a esse assunto”, mas alerta para o cumprimento de requisitos de segurança como:

– construção de rampas de acesso em cada margem do rio Tocantins, para embarque e desembarque com segurança dos veículos que serão transportados;
– construção de pontos fixos de amarração, em terra, para que o comboio balsa/empurrador permaneça estabilizado e bem amarrado à margem durante o carregamento/descarregamento;
– preparação de local adequado e próprio para o transporte dos motoristas e passageiros dos veículos transportados, uma vez que não poderão realizar a travessia dentro dos seus automóveis, por questões de segurança;
– balsa deverá estar dotada de material de salvatagem compatível.

“Até o momento, a Autoridade Marítima não recebeu os documentos necessários que comprovem a observância das obrigações acima descritas”, afirma o órgão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quem era o secretário adjunto da prefeitura de Osasco morto por guarda civil


Morto na noite desta segunda-feira, 6, dentro da prefeitura de Osasco, Adilson Custódio Moreira era secretário adjunto de Segurança da…


Morto na noite desta segunda-feira, 6, dentro da prefeitura de Osasco, Adilson Custódio Moreira era secretário adjunto de Segurança da…

Geral

Polícia Civil pede prisão de PM que matou estudante de Medicina na Zona Sul de SP


A Polícia Civil pediu na sexta-feira, 3, a prisão preventiva do soldado da Polícia Militar Guilherme Augusto Macedo, responsável pelo…


A Polícia Civil pediu na sexta-feira, 3, a prisão preventiva do soldado da Polícia Militar Guilherme Augusto Macedo, responsável pelo…

Geral

Como a polícia descobriu os esconderijos de 5 mil celulares roubados em SP


A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta segunda-feira, 6, cerca de 5 mil celulares, frutos de roubo e furto,…


A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta segunda-feira, 6, cerca de 5 mil celulares, frutos de roubo e furto,…