Criança de 1 ano morre no Paraná por suspeita de metapneumovírus
A pequena Nataly Vitória Pereira Geremia, de apenas 1 ano e 2 meses de idade, faleceu em Francisco Beltrão, vítima do metapneumovírus, também conhecido como HMPV, um vírus pouco conhecido, mas que pode causar doenças respiratórias graves em pessoas de todas as idades.
Nataly começou a apresentar sintomas de tosse seca e febre no dia 7 de dezembro de 2024. Seus pais a levaram ao Centro de Saúde de Renascença, onde foi avaliada por um médico de plantão. Após examinar a garganta da menina, o médico a diagnosticou como saudável e prescreveu um xarope e dipirona.
No entanto, a condição de Nataly não melhorou. Ela continuou com tosse seca e começou a apresentar sonolência. Preocupados, seus pais a levaram novamente ao Centro de Saúde, onde foi encaminhada para atendimento em Francisco Beltrão. Lá, um Raio X revelou que a menina estava com bronquiolite. Ela foi imediatamente colocada em oxigênio e transferida para o Hospital Regional, onde foi internada no dia 10 de dezembro de 2024. Nataly não resistiu e faleceu três dias depois.
Exames realizados por um laboratório particular confirmaram que Nataly foi vítima do metapneumovírus. A menina nasceu prematura, mas nunca havia apresentado problemas respiratórios ou comorbidades antes.
A 8ª Regional informou que o caso está sendo investigado e aguarda confirmação do Laboratório Central do Estado do Paraná – LACEN. A Secretaria da Saúde do Paraná deverá emitir uma nota sobre o caso.
Com informações do CGN.