Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Chuvas em Santa Catarina deixam 995 desalojados e 320 desabrigados


Por Agência Estado Publicado 20/01/2025 às 07h20
Ouvir: 00:00
image
Foto: CBMSC/Divulgação

As fortes chuvas em Santa Catarina, que tiveram início na quinta-feira, 16, já deixaram 320 pessoas desabrigadas e outras 995 desalojadas, segundo informações da Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado. Alagamentos, deslizamentos e danos de infraestrutura fizeram 13 municípios declararem situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis. A Defesa Civil prevê para hoje a chegada de uma frente fria que trará temporais mais intensos.

O Corpo de Bombeiros do Estado alerta para risco de novos deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte. Como o solo já está saturado e há previsão de mais chuva, a corporação pede que a população mantenha-se em alerta.

“Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra”, declarou o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior. “Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro.” A Defesa Civil informa que o risco de danos estruturais é elevado. As orientações são: evitar atravessar ruas alagadas e pontes submersas; procurar abrigos; evitar áreas de risco, como morros e encostas; e ficar atento a árvores inclinadas e rachaduras em postes e muros.

IMPACTOS

Os municípios de Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú receberam apoio emergencial da Defesa Civil. Em Biguaçu, foi registrado o maior volume de chuva: 434,8 mm em 48 horas. Em Florianópolis, o acumulado de chuvas é de 375,6 mm.

Em Camboriú, cerca de 7 mil casas foram afetadas, segundo o governo estadual. Na cidade, uma grávida que estava em uma casa ilhada pela chuva deu à luz um bebê. Ela recebeu ajuda de um funcionário da Defesa Civil. Segundo a prefeitura, o bebê e a mãe passam bem.

“É um momento realmente preocupante, todos nós fomos pegos de surpresa. Agora é focar nas pessoas, garantir a vida, o cuidado e a segurança”, disse a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, em publicação no site da prefeitura.

Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, parte do quartel do Corpo de Bombeiros desabou. Segundo a corporação, isso não impactou o atendimento na região, que conta com equipes de Governador Celso Ramos, Biguaçu e São José. O Corpo de Bombeiros informou que mobilizou, ao todo, cinco forças-tarefa para ajudar a população; desde o início da crise até ontem, já haviam sido atendidas 433 ocorrências em 37 municípios. São empregados na ação 330 bombeiros militares e comunitários, 94 viaturas e 48 embarcações.

As chuvas levaram a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina (Sejuri) a permitir a saída temporária de 301 presidiários do regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí. A medida, anunciada na sexta, deve durar sete dias.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Militar do Exército sofre assalto, persegue e mata suspeito a tiros em praia do Guarujá


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…

Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…