Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Grêmio e Vitória travam batalha por Lucas Esteves, ex-Palmeiras, e caso deve parar na CNRD


Por Agência Estado Publicado 28/01/2025 às 19h52
Ouvir: 00:00
lucasesteves6_1737857268_3553726794814726117_8294664204
Foto: Instagram

Grêmio e Vitória travam batalha fora de campo pelo lateral-esquerdo Lucas Esteves. Nesta segunda-feira, o clube gaúcho enviou o pagamento da multa rescisória, avaliada em cerca de R$ 5,9 milhões ao time baiano, que devolveu o valor e informou que acionou uma cláusula prevista em contrato para a renovação contratual do jogador.

A cláusula acionada pelo Vitória indica que o clube baiano tem preferência na renovação contratual com o jogador mesmo que outro clube pague a multa, desde que assuma o investimento de 100 mil dólares, enviados diretamente para a conta do atleta. A situação provocou debate nas redes sociais, mas até o momento, o Grêmio não se manifestou oficialmente por meio de nota.

Insatisfeito com a situação, o Vitória confirmou os acontecimentos recentes. Nas redes sociais, o presidente do clube, Fábio Mota, chegou a provocar os dirigentes do Grêmio, elogiando a postura do Internacional em uma procura anterior a Esteves. “Queria aqui agradecer a postura do Internacional, que foi o primeiro a nos procurar sobre Lucas Esteves! Explicamos a situação, entenderam e descartaram a operação”, postou o mandatário.

Em nota, o Vitória divulgou que “identificou uma tentativa unilateral de transferência do atleta Lucas Esteves Souza por parte do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense” e que o valor da multa não foi “devidamente quitado pelo atleta”, classificando o Grêmio como “um terceiro alheio ao contrato de trabalho existente entre o atleta e o Esporte Clube Vitória”.

Na publicação, o Vitória afirma que tentou renovar o contrato de Lucas Esteves em “inúmeras oportunidades”, mas mesmo com grande ajuste salarial, o atleta não deu sinal positivo para a diretoria prosseguir com os trâmites, indicando que existia uma negociação anterior com o Grêmio. A justificativa evidencia, no olhar do Vitória, que o atleta estava sendo aliciado pela diretoria gremista.

“Com a confirmação do pagamento pelo Grêmio, ficou comprovado de forma definitiva o descumprimento dos regulamentos da CBF e da FIFA por parte dessa entidade. Isso também ativou o fato gerador que permitiu ao Esporte Clube Vitória exercer seu direito de recusa à cláusula indenizatória, procedendo ao pagamento de uma compensação ao atleta. Esse valor foi superior ao seu salário anual, garantindo assim o cumprimento total do contrato até o final do ano”, publicou o clube nas redes sociais.

O Grêmio definiu, neste momento, não se manifestar de forma oficial. No entanto, reconheceu, em contato com a reportagem, que negociou diretamente com o Vitória pela compra do jogador e que cumpriu tudo que estava acordado com o atleta e com o clube baiano.

Sem dar prazo para a apresentação do atleta, o Grêmio já se prepara para uma possível resolução via Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), órgão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que resolve conflitos no futebol brasileiro.

De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo GE, Lucas Esteves vai acionar o CNRD para conseguir a liberação junto ao Vitória. Alegando aliciamento por parte do Grêmio e se amparando na cláusula do contrato, a diretoria do Vitória também se prepara para disputar o jogador na Câmara Nacional de Resolução de Disputas, iniciando um imbróglio.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Jogador ex-Fluminense é assassinado no Equador aos 33 anos; atuava no Barcelona de Guayaquil


O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o…


O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o…

Esportes

Torcedores do São Paulo tentam invadir reunião do Conselho Deliberativo sobre orçamento


A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo nesta quarta-feira acabou mais cedo. O encontro, que debatia a proposta orçamentária…


A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo nesta quarta-feira acabou mais cedo. O encontro, que debatia a proposta orçamentária…

Esportes

Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo após polêmica com prepador físico


Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo. O anúncio foi feito pelo clube na noite desta quarta-feira. O preparador…


Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo. O anúncio foi feito pelo clube na noite desta quarta-feira. O preparador…