Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Neil Gaiman é judicialmente acusado de abuso e tráfico humano; entenda


Por Agência Estado Publicado 04/02/2025 às 13h25
Ouvir: 00:00

O escritor britânico Neil Gaiman, autor de obras como Sandman e Good Omens, foi processado por abuso sexual e tráfico humano. A ação judicial, movida por Scarlett Pavlovich, também inclui sua ex-esposa, Amanda Palmer.

image
Foto: Reprodução / Instagram

De acordo com o site AP News, Pavlovich entrou com o processo em três estados dos Estados Unidos, alegando que, enquanto trabalhava como babá para o casal, foi vítima de violência sexual repetidas vezes e mantida como “escrava sexual”. Ela afirma que a imagem pública de Gaiman como defensor de causas feministas a fez acreditar que ele era uma pessoa confiável. A denunciante busca uma indenização de pelo menos 1 milhão de dólares, além de uma condenação formal contra o autor e sua ex-esposa.

As acusações contra Gaiman começaram a vir à tona no final de 2024, com o lançamento do podcast Master: The Allegations Against Neil Gaiman, produzido pela Tortoise Media. Em janeiro deste ano, uma reportagem da New York Magazine trouxe mais detalhes sobre a conduta do escritor, relatando denúncias de oito mulheres.

Diante das acusações, Gaiman se manifestou publicamente em seu blog pessoal, negando qualquer envolvimento em atividades sexuais não consensuais. “Estou longe de ser uma pessoa perfeita, mas nunca me envolvi em atividade sexual não consensual com ninguém. Nunca”, declarou o escritor, acrescentando que preferiu não comentar o caso antes por respeito às pessoas envolvidas e para evitar a disseminação de desinformação.

Amanda Palmer, por sua vez, optou por não se pronunciar sobre as acusações.

Impacto na carreira

As acusações tiveram repercussões diretas na carreira profissional de Gaiman. A Netflix anunciou o cancelamento de suas produções baseadas nas obras do autor. Good Omens não terá uma terceira temporada completa, enquanto Dead Boy Detectives e Sandman chegarão ao fim após a segunda temporada.

O showrunner de Sandman, Allan Heinberg, afirmou que a decisão de encerrar a série foi baseada na conclusão da história de Sonho, protagonista da trama. No entanto, o cancelamento ocorre em meio à polêmica envolvendo Gaiman, o que levanta questionamentos sobre a influência do caso na decisão do estúdio.

A segunda temporada de Sandman já estava confirmada desde 2022 e tem previsão de estreia ainda este ano.

As informações são da  Agência Estado, parceiro do portal GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Ator de 25 anos morre durante a estreia do musical ‘Aladdin’ em teatro na Grande SP


Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, sofreu um mal súbito e morreu durante a apresentação de estreia do…


Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, sofreu um mal súbito e morreu durante a apresentação de estreia do…

GMC+

‘Profunda dor’, afirmam Chitãozinho e Xororó após morte de irmão em acidente


Os cantores Chitãozinho e Xororó comentaram, por meio de nota, sobre a morte do irmão, Amauri Prudêncio de Lima. Conhecido…


Os cantores Chitãozinho e Xororó comentaram, por meio de nota, sobre a morte do irmão, Amauri Prudêncio de Lima. Conhecido…

GMC+

Morre em acidente o cantor Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó


O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55 anos, em um acidente de…


O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55 anos, em um acidente de…