04 de julho de 2025

Preço de R$ 600 e feita de garrafas recicladas: como é a bola do Paulistão criticada por Neymar


Por Agência Estado Publicado 13/02/2025 às 14h10
Ouvir: 03:35

“Com todo o respeito à marca, mas pecaram na bola. Ela é muito ruim. Tem de melhorar um pouquinho mais para ajudar nosso campeonato”, disse Neymar, logo após a derrota para o Corinthians, por 2 a 1, pelo Paulistão. Além do resultado – terceiro jogo sem vitória do Santos -, a bola dominou debates pós-jogo e na zona mista entre os jogadores. “A bola é horrível. Desculpa a expressão, mas é horrível”, corroborou o goleiro Hugo Souza.

image
Foto: FPF/Divulgação

Desde 2019, a Federação Paulista de Futebol (FPF) tem parceria com a Penalty para a produção da bola do Paulistão. O modelo utilizado, o S11 Ecoknit, é produzido a partir de material sustentável. Para cada bola, 4,5 garrafas PETs são reaproveitadas. Além disso, 62% do material utilizado na produção é de origem sustentável ou reciclável – incluindo aqueles provenientes de cana-de-açúcar.

A tecnologia Ecoknit consiste num tecido de poliéster feito, justamente, a partir das garrafas pet recicladas. Penalty e FPF estimam que mais de 250 mil garrafas já foram recicladas.

A bola também conta com uma câmara composta por 6 discos posicionados simetricamente, que deixam a bola mais esférica, e outras tecnologias que impedem a absorção – essencial nos primeiros meses do ano e os gramados alagados do Paulistão em função das chuvas. No site da marca, um modelo de campo, custa R$ 600.

A bola tem sua qualidade certificada pela Fifa, mas isso não a impediu de ser alvo de críticas dos atletas e treinadores. “Gostaria que vocês perguntassem para os jogadores, para os jogadores de todos os times também. Essa bola da Penalty é horrível. Eu tive a oportunidade de jogar com ela e agora estou vendo eles sofrerem também”, disse Filipe Luís, após vitória sobre o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca.

Tite, comandante do Flamengo em 2024, e Mano Menezes, atualmente no Fluminense, também já haviam criticado o equipamento.

“A Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade das bolas e a alta performance necessária para atender os atletas dentro dos mais rigorosos critérios. A S11 Ecoknit segue todos os parâmetros exigidos pela Fifa, conforme o Quality Programme for Footballs, e possui o selo máximo da entidade, o Fifa Quality Pro”, declarou a marca em comunicado.

Apesar desse posicionamento, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) convocou reunião extraordinária nesta quinta-feira, a partir das 15h (de Brasília), para debater alguns dos problemas do Estadual deste ano, entre eles, a bola e o campo dos estádios do Rio.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Alonso prega respeito do Real Madrid ao Borussia e prevê duelo duro: ‘Vão bem em jogos maiores’


Xabi Alonso não quer saber de favoritismo do Real Madrid diante do Borussia Dortmund e prega total respeito ao oponente…


Xabi Alonso não quer saber de favoritismo do Real Madrid diante do Borussia Dortmund e prega total respeito ao oponente…

Esportes

Luis Enrique descarta clima de revanche no PSG contra o Bayern: ‘Sem sentimento de vingança’


Quatro derrotas seguidas, sendo a última na fase de classificação da edição passada da Liga dos Campeões, na qual o…


Quatro derrotas seguidas, sendo a última na fase de classificação da edição passada da Liga dos Campeões, na qual o…

Esportes

Sabalenka ganha batalha com Raducanu em Wimbledon; duplas de Bia Haddad e Luisa Stefani avançam


Os aplausos de pé até sugerem que Emma Raducanu somou mais uma grande vitória em Wimbledon. Na verdade, foi a…


Os aplausos de pé até sugerem que Emma Raducanu somou mais uma grande vitória em Wimbledon. Na verdade, foi a…