24 de julho de 2025

Lista de profissões que podem ser MEI é atualizada em 2025

Com a retirada de algumas atividades do regime do MEI, os profissionais afetados perderão benefícios. Saiba mais.


Por João Victor Guirado Publicado 15/02/2025 às 08h12
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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma atualização na lista de profissões que não poderão mais se registrar como Microempreendedor Individual (MEI) a partir de 2025. 

mei simples nacional
Foto: Divulgação

Com essa mudança, muitos profissionais precisarão migrar para outras categorias empresariais, o que pode impactar suas obrigações fiscais e a forma de contribuição para a Previdência Social.

A seguir, explicamos as principais mudanças e como elas afetam cada profissional. Além disso, mostramos como abrir um MEI e como emitir a nota fiscal. Acompanhe! 

O que muda com a exclusão dessas profissões do MEI?

Com a retirada de algumas atividades do regime do MEI, os profissionais afetados perderão benefícios, como alíquotas reduzidas e menor burocracia para manter a empresa regularizada. 

Portanto, para continuar contribuindo ao INSS e garantindo seus direitos previdenciários, será necessário optar por outro modelo de formalização.

No Simples Nacional, por exemplo, a tributação passa a ser calculada com base na receita bruta e engloba impostos como:

  1. Imposto de Renda (IR)
  2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
  3. Imposto Sobre Serviços (ISS)
  4. Programa de Integração Social (PIS)
  5. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
  6. No Lucro Presumido, esses tributos são cobrados separadamente, com alíquotas específicas para cada um.

Quais profissões foram excluídas?

Se sua profissão está na lista, é fundamental entender as novas exigências e escolher a melhor opção para manter seu negócio regularizado. Para isso, acesse o Portal do Empreendedor e selecione a opção “desenquadramento”. 

Depois, realize a nova formalização como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), conforme o faturamento e modelo de tributação escolhido.

A nova lista do INSS inclui as seguintes ocupações que perderam o direito ao registro como Microempreendedor Individual:

  • Alinhador(a) de pneus
  • Aplicador(a) agrícola
  • Arquivista de documentos
  • Balanceador(a) de pneus
  • Coletor de resíduos perigosos
  • Comerciante de fogos de artifício
  • Comerciante de gás liquefeito de petróleo (GLP)
  • Comerciante de medicamentos veterinários
  • Confeccionador(a) de fraldas descartáveis
  • Contador(a)/técnico(a) contábil
  • Dedetizador(a)
  • Fabricante de produtos de limpeza e higiene pessoal
  • Operador(a) de marketing direto

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. É um profissional que trabalha como pequeno empresário, de forma autônoma e formalizada.

Como abrir um MEI?

Se você quer se tornar um microempreendedor individual, saiba que precisa regularizar seu trabalho. Por isso, abaixo você confere o passo a passo de como abrir um MEI. Esse é um processo simples, totalmente online e gratuito. Veja o passo a passo:

  • Acesse o Portal do Empreendedor por meio do site oficial: gov.br/mei
  • Faça login com sua conta Gov.br. Se ainda não tiver uma conta, crie uma gratuitamente
  • Preencha seus dados com CPF, título de eleitor ou número do recibo do Imposto de Renda
  • Preencha o endereço e telefone de contato.
  • Escolha sua atividade
  • Selecione a ocupação principal e, se necessário, atividades secundárias.
  • Informe o endereço do negócio, pode ser sua casa, caso trabalhe de forma remota.
  • Finalize e gere o CNPJ

Após a confirmação, seu CNPJ será criado na hora! Mas atenção: saiba que se você receber qualquer e-mail ou notificação com cobrança, atente-se pois pode ser um golpe!

Como emitir nota fiscal?

Primeiro, cadastre-se na Prefeitura ou no Estado. Para serviços, solicite a liberação da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) na prefeitura. Agora, para comércio e indústria, faça o credenciamento na Secretaria da Fazenda do estado.

Depois disso, acesse o sistema de emissão. Em seguida, preencha os dados da nota, informe o CNPJ ou CPF do cliente, descreva o serviço ou produto vendido, informe o valor da operação, emita e envie a nota. 

Após a emissão, salve o documento e envie para o cliente. Uma dica é a seguinte: consulte a prefeitura da sua cidade para saber se há exigências adicionais na sua cidade.

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