Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

New York Yankees, maior campeão de beisebol, libera uso de barba pelos jogadores após 50 anos


Por Agência Estado Publicado 21/02/2025 às 15h05
Ouvir: 00:00

Uma das regras de “etiqueta” mais inusitadas, por assim dizer, deixará de existir a partir desta temporada. O New York Yankees, maior campeão da Major League Baseball (MLB) e uma das maiores franquias, passará a permitir que seus jogadores utilizem barbas ou pelos faciais – conforme sua preferência. Antes, as barbas dos atletas e o cabelo não poderiam “tocar a gola dos uniformes”. A regra também valia para funcionários da franquia.

“Nas últimas semanas, conversei com um grande número de antigos e atuais Yankees – abrangendo várias épocas – para obter suas perspectivas sobre nossa política de pelos faciais e cuidados pessoais, e agradeço seus comentários sinceros e variados. Estas conversas mais recentes são uma extensão do diálogo interno contínuo que remonta há vários anos”, afirmou Hal Steinbrenner, gerente geral do Yankees, nesta sexta-feira.

“Em última análise, a decisão final cabe a mim e, após muita consideração, alteraremos nossas expectativas para permitir que nossos jogadores e profissionais tenham barbas bem cuidadas no futuro. É o momento apropriado para ir além do conforto familiar da nossa política anterior”, completou.

A política anterior, a que Steinbrenner se refere, foi oficializada antes do início da temporada de 1976 por George Steinbrenner, pai de Hal. O empresário, morto em 2010, havia recém-comprado a franquia três anos antes e instituído a regra. A ideia era impor uma rigidez no elenco, que, para George, criaria a disciplina necessária para reconstruir os Yankees no beisebol.

Seja pela política ou não, Steinbrenner obteve em campo o resultado esperado. Desde que assumiu o controle da franquia, os Yankees conquistaram sete vezes o título da MLB, além de terem chegado em outras quatro World Series – a final da principal competição de beisebol dos EUA.

Ao longo dos anos, diversos jogadores precisaram se adaptar à regra de aparência para jogar nos Yankees; outros, como Brian Wilson e David Price, recusaram jogar na franquia por não aceitarem a regra de ter de aparar a barba. A regra foi mantida mesmo após a morte de Steinbrenner, em 2010. Mas desde 2009 a equipe não conquista a World Series.

Ao longo dos quase 50 anos, era comum que, ao terminar a temporada, jogadores deixassem a barba por aparar, até que fosse a hora de retornar aos treinamentos e à temporada da MLB. Caso não fosse raspada, advertências e multas eram impostas aos atletas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Livro resgata bastidores e conquistas do São Paulo na temporada de 2005


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…

Esportes

Flamengo e Lanús conhecem datas e horários de duelos pela Recopa 2026; veja detalhes


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…

Esportes

Após vice, Verstappen escolhe número 3 para 2026: ‘Meu favorito’


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…