Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Apoio dos sindicatos à isenção do IR marca passagem de Lula por fábrica da Toyota em Sorocaba –


Por Agência Estado Publicado 18/03/2025 às 21h01
Ouvir: 00:00

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo, ofereceu um palco para que o petista recebesse aplausos e o apoio dos trabalhadores à isenção do imposto de renda aos salários de até R$ 5 mil.

Se os eventos pela manhã em Brasília foram de natureza política e técnica, a agenda da tarde evidenciou o cuidado do Planalto em colher manifestações públicas a favor da medida que beneficia 10 milhões de trabalhadores, que não precisarão pagar imposto de renda a partir do ano que vem.

Assim, junto ao presidente e aos ministros que acompanharam Lula em Sorocaba, sentaram-se sindicalistas de polos automotivos, inclusive da região do ABC, berço político do chefe do Executivo.

Quando a cerimônia começou já era noite, em razão do grande atraso da comitiva vinda de Brasília, explicado não só porque o anúncio na capital federal não aconteceu dentro do horário previsto, mas também porque os ventos fortes obrigaram a aeronave presidencial a arremeter na primeira tentativa de pouso em Sorocaba. Nada que tirasse, contudo, o entusiasmo nos discursos.

Logo após o anfitrião, o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, representantes dos trabalhadores foram chamados ao púlpito. O primeiro deles, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, disse que a nova faixa de isenção do imposto de renda vai beneficiar 514 mil trabalhadores da região.

“Vamos continuar indo às ruas para cobrar do Congresso que as pautas da classe trabalhadora sejam atendidas”, disse Soares, dirigindo-se a Lula. Ele acrescentou que a isenção da participação nos lucros e resultados, importante fonte de renda a quem trabalha no chão de fábrica, também é importantíssima para que o dinheiro fique no bolso dos trabalhadores.

Sob o barulho da linha de montagem da Toyota em Sorocaba, o discurso do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, também deu ênfase ao anúncio do dia. “É um dia especial, porque estava vindo de São Bernardo do Campo para Sorocaba escutando o noticiário sobre a questão da tabela do imposto de renda. Isso é importante. Na semana passada, fizemos uma manifestação no ABC, onde ficou acertado que vamos entregar uma carta tanto ao presidente da Câmara quanto ao presidente do Senado dizendo que é importante o Congresso Nacional votar essa questão.”

“A partir do momento que tem isenção do imposto de renda, o trabalhador fica com mais dinheiro no bolso, e se ele fica com mais dinheiro no bolso, vai consumir mais, comprar inclusive o carro da Toyota que é produzido aqui”, emendou Selerges.

Como mostrou mais cedo o Broadcast, a visita de Lula à fábrica da Toyota seria, inicialmente, para uma reunião a portas fechadas com a direção da empresa, às vésperas da viagem que o chefe do Executivo fará na semana que vem ao Japão e ao Vietnã. Lula tem um encontro com o CEO global da Toyota entre os compromissos previstos na viagem ao Japão.

O presidente quis, porém, transformar a sua passagem pela fábrica em um evento transmitido ao público, levando com ele o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, além dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho, o único da comitiva que não discursou.

A volta de Lula à cidade, onde esteve na sexta-feira para anunciar investimentos em novas ambulâncias do Samu, aconteceu sem que a montadora tivesse um fato novo a divulgar. A Toyota toca no Brasil um ciclo de investimentos que prevê, até 2030, R$ 11,5 bilhões em expansão da capacidade de produção e introdução de novos modelos híbridos. Mas esse plano foi anunciado há um ano.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem 13 mil na semana, para 224 mil


O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 13 de dezembro caiu 13 mil, a…


O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 13 de dezembro caiu 13 mil, a…

Economia

Nos EUA, CPI sobe 0,2% nos 2 meses de setembro a novembro e taxa anual avança 2,7%


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de…


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de…

Economia

BCE mantém juros pela 4ª vez seguida, após avanço inesperado do PIB e inflação sob controle


O Banco Central Europeu (BCE) deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez seguida nesta quinta-feira, 18, visto…


O Banco Central Europeu (BCE) deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez seguida nesta quinta-feira, 18, visto…