01 de abril de 2025

O que acontece com o corpo se você tomar whey protein todos os dias


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 24/03/2025 às 17h00
Ouvir: 03:24

O whey protein é um dos suplementos mais populares entre os praticantes de atividades físicas, mas qual é o real impacto no organismo do consumo diário dele?

image
Foto: Reprodução/Unsplash

Uma das primeiras recomendações para quem quer ganhar massa muscular é incluir o whey na dieta. O suplemento, derivado do soro do leite, é valorizado pela alta concentração de proteínas, que ajudam na recuperação muscular.

Ele está disponível em três versões principais: concentrado, isolado e hidrolisado. Os dois últimos possuem maior teor proteico e menos calorias, mas a versão hidrolisada costuma ter um custo mais elevado.

Apesar dos benefícios, o nutricionista esportivo Gustavo Carvalho, da Clínica Olympia, em Brasília, alertou que o whey não deve ser a única fonte de proteínas na dieta.

“A dose ideal de whey depende de quanto do macronutriente já está sendo consumido por meio de alimentos naturais, como carnes, ovos, laticínios, leguminosas e grãos, e de quanto ainda falta para atingir a meta proteica de cada pessoa”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Segundo Carvalho, a necessidade diária varia entre 1 e 2,2 gramas de proteína por quilo de peso, dependendo do estilo de vida, idade, sexo e objetivos individuais.

A nutricionista esportiva Isis Janaína recomendou que o consumo do suplemento não ultrapasse duas doses diárias e que sejam ingeridas em horários diferentes.

“O ideal é que seja usado como um complemento nutricional, para que o indivíduo não perca o prazer de comer comida de verdade”, afirmou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Principais benefícios de tomar whey protein diariamente:

Auxilia no emagrecimento

O whey protein pode ser incorporado nas dietas para perda de peso, pois fornece proteínas de alta qualidade enquanto substitui pequenas refeições ou lanches. A troca reduz a ingestão de carboidratos, que são a principal fonte de energia estocada pelo corpo.

Fortalece o sistema imunológico

Compostos como imunoglobulina e lactoferrina, presentes no whey, contribuem para o fortalecimento das defesas do organismo, ajudando na proteção contra infecções e doenças.

Ajuda no controle do apetite

As proteínas do whey são de digestão lenta, prolongando a sensação de saciedade. Além disso, o consumo estimula a liberação de hormônios reguladores do apetite, como GLP-1 e leptina.

Previne a perda de massa muscular

A partir dos 50 anos, a perda de massa muscular se torna mais comum. O suplemento auxilia na manutenção da musculatura e da densidade óssea, favorecendo uma vida mais ativa e saudável.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Porto Alegre tem chuva e ventos de 111 km/h; meteorologistas apuram se houve tornado


Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi bastante atingida pelas fortes chuvas que caíram nesta segunda-feira, 31, no…


Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi bastante atingida pelas fortes chuvas que caíram nesta segunda-feira, 31, no…

Geral

Águas de março até abril: Defesa Civil muda planos após previsão de chuvas


A operação especial promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para prestar socorro a vítimas das chuvas de…


A operação especial promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para prestar socorro a vítimas das chuvas de…

Geral

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio milionário nas próximas horas; entenda por que


Um dos ganhadores do prêmio principal da Mega Sena da Virada sorteada em 31 de dezembro passado ainda não retirou…


Um dos ganhadores do prêmio principal da Mega Sena da Virada sorteada em 31 de dezembro passado ainda não retirou…