Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Fluminense demite Mano Menezes logo na 1ª rodada do Brasileiro


Por Agência Estado Publicado 30/03/2025 às 08h30
Ouvir: 00:00

Oito equipes nem sequer estrearam no Campeonato Brasileiro e a competição já teve sua primeira baixa. O Fluminense anunciou, no início da madrugada deste domingo, a demissão do técnico Mano Menezes, após a derrota para o Fortaleza por 2 a 0, na noite de sábado, no estádio Castelão, pela rodada inaugural do certame nacional.

image
Foto: Lucas Merçon/FFC

O péssimo desempenho da equipe na temporada, o estilo de jogo defensivo, a falta de evolução mesmo com duas semanas de treinamentos antes do início do Brasileiro e o relacionamento ruim com os atletas foram determinantes para a saída do treinador gaúcho. Diante do Fortaleza, Mano discutiu com Thiago Silva e sacou Serna com apenas 13 minutos de jogo – depois, admitiu ter errado na escalação.

“O Fluminense FC informa que Mano Menezes não está mais à frente do comando técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski e o preparador físico Flávio Oliveira. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho e deseja sucesso na sequência de suas carreiras”, anunciou o clube em seu site.

O auxiliar Marcão, que já havia sido acionado em outras quedas de treinadores na última década, assumirá o comando do conjunto tricolor, de forma interina, pela quinta vez. “O auxiliar-técnico permanente Marcão assume de forma interina e vai dirigir o time na partida contra o Once Caldas, na próxima terça-feira (01/03), na Colômbia, pela primeira rodada da Conmebol Sul-Americana”, acrescenta a nota.

Assim, Mano se tornou o oitavo técnico a cair após a primeira rodada do Brasileiro na era dos pontos corridos. Em 2023, três treinadores foram removidos de seus cargos logo depois da estreia na competição: Rogério Ceni (São Paulo), Fernando Lázaro (Corinthians) e António Oliveira (Coritiba). Alberto Valentim havia sido desligado do Cuiabá, em 2021, e no Athletico-PR, em 2022, mesmo ano em que Marquinhos Santos deixou o comando do América-MG após a jornada inicial. Antes deles, haviam sido demitidos Ivo Wortmann, do Juventude, em 2007, e Péricles Chamusca, do Goiás, em 2005.

A queda de Mano Menezes encerra um trabalho iniciado em julho de 2024, ocupando a vaga deixada por Fernando Diniz. No período, o técnico colecionou bons – cumpriu a meta de evitar o rebaixamento à Série B no último Brasileiro – e maus momentos – uma crise com Marcelo antecipou a saída do ídolo. Ao todo, Mano somou 21 vitórias, 13 empates e 17 derrotas no cargo, um aproveitamento de 55%.

Nas redes sociais, torcedores do Fluminense, que cobravam a saída de Mano Menezes, comemoraram a decisão do clube. Felipe Melo, que foi capitão sob o comando do técnico antes de se aposentar, deixou seu comentário na nota oficial publicada no Instagram que anunciava a demissão: “Glórias a Jesus!”.

Com Marcão no comando, o Fluminense estreia na Copa Sul-Americana nesta terça-feira, às 21h30, diante do Once Caldas, na Colômbia. A equipe tricolor volta a jogar pelo Brasileiro no domingo, contra o Red Bull Bragantino, às 16h, no Maracanã.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Carlomagno diz que proibiu cessão de camarote do São Paulo e nega ter recebido dinheiro


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…

Esportes

‘Flamengo é maior que o Real Madrid’, diz Saúl ao citar títulos, torcida e adaptação ao Brasil


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…

Esportes

Duílio é denunciado pelo MP por apropriação indébita em caso dos cartões do Corinthians


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, pelo crime…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, pelo crime…