08 de abril de 2025

Com De Niro, ‘The Alto Knights’ parece datado


Por Agência Estado Publicado 31/03/2025 às 07h30
Ouvir: 03:37
captura-de-tela-2025-03-31-083029
Foto: Reprodução

A história por trás de The Alto Knights: Máfia e Poder, que acaba de chegar à telona, é literalmente digna de cinema: o roteirista Nicholas Pileggi (Os Bons Companheiros) começou a oferecer esse roteiro na década de 1970, mas foi rejeitado. Até que a Warner, nos anos 1990, ficou interessada – mas deixou o projeto na gaveta até 2022, quando o executivo David Zaslav resolveu tirar a história do papel.

O filme, que ficou com direção de Barry Levinson (Rain Man), é assim o primeiro projeto sob influência direta de Zaslav, que tenta dar uma nova cara ao agora conglomerado Warner Discovery. O tempo na gaveta, porém, deixou The Alto Knights com gosto de velho, empoeirado.

Na história, que parece uma mistura de outros filmes de Pileggi, principalmente O Irlandês, dois mafiosos de Nova York estão em pé de guerra. De um lado, o corretíssimo Frank Costello. Do outro, o caótico e emocional Vito Genovese, que tenta, em um rompante, assassinar Costello – seu amigo de infância. É uma história baseada em fatos, mergulhando na intrincada e complexa sociedade americana dos anos 1950.

O principal acerto de The Alto Knights reside na escolha curiosa do elenco: colocar o astro Robert De Niro tanto como Costello quanto como Genovese. São dois papéis similares, mas que exigem habilidades do ator.

Pode parecer mais do mesmo, mas De Niro consegue imprimir personalidade às figuras marcantes de Costello e Genovese. O primeiro é interpretado como um homem mais contido, que parece calcular cada passo. Já o segundo não esconde suas frustrações e ideias, dando mais liberdade para o ator. É interessante ver um artista tão versátil como De Niro experimentando em cena.

Afinal, The Alto Knights é uma história que nunca se permite ser – está sempre um passo atrás, quase com medo de ir além. Mas é interessante o embate entre Costello e Genovese quando este último tenta matar o primeiro. É a alma do filme, a história a ser contada. No entanto, o roteiro de Pileggi insiste em falar sobre os tempos iniciais dos dois na máfia, sobre como se tornaram rivais. Oras, isso não interessa: o coração do filme é o conflito.

Indo e voltando sem parar, o longa-metragem fica tropeçando em si próprio, envolto em uma nuvem de fumaça (ou seria de poeira?) que vai impedindo a história de avançar. Pior: sem saber muito como juntar tudo numa história única e coesa, Levinson e Pileggi colocam Costello, já envelhecido, narrando toda a jornada dos personagens, num didatismo infantil.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Sabrina Sato entra na casa do ‘BBB 25’ e pede treta no Sincerão: ‘Quero briga!’


A apresentadora Sabrina Sato entrou na casa do Big Brother Brasil 25 na tarde desta segunda-feira, 7, surpreendendo os participantes….


A apresentadora Sabrina Sato entrou na casa do Big Brother Brasil 25 na tarde desta segunda-feira, 7, surpreendendo os participantes….

GMC+

Maike comenta romance com Renata no ‘BBB 25’: ‘Juntou as escovas de dente’


Maike e Renata conversaram sobre a sua relação dentro do Big Brother Brasil 25. Os dois se beijaram na última…


Maike e Renata conversaram sobre a sua relação dentro do Big Brother Brasil 25. Os dois se beijaram na última…

GMC+

Ana Maria Braga mostra bastidores do casamento com Fábio Arruda: ‘Nunca desista do amor’


A apresentadora Ana Maria Braga compartilhou em seu Instagram um vídeo que revela os bastidores de seu casamento. A apresentadora…


A apresentadora Ana Maria Braga compartilhou em seu Instagram um vídeo que revela os bastidores de seu casamento. A apresentadora…