Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Veja recomendações do Inmet após 9 alertas de perigo para chuvas fortes e ventos em todo o País


Por Agência Estado Publicado 04/04/2025 às 14h13
Ouvir: 00:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nove alertas climáticos para perigo no Brasil entre esta sexta-feira, 4, e o sábado, 5. Em meio às notificações para o risco de chuvas intensas, assim como acumulado de precipitações, estão também avisos para queda de temperatura e ventos costeiros no Sul do País.

image
Foto: Agência Brasil

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em alerta para temporais principalmente a partir desta sexta-feira, de acordo com o Inmet. No momento, está em vigência o alerta laranja para a capital paulista e o alerta vermelho para grande perigo de acumulado de chuva para outras cidades do Estado paulista e também cidades do Rio de Janeiro, incluindo a capital carioca. A condição climática deve se estender ao menos até sábado.

Conforme o instituto, são esperados volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h.

No total, há nove alertas do Inmet em vigência no Brasil:

1 – Alerta vermelho para acumulado de chuva: está valendo para cidades paulistas e para o Estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital carioca. Está válido até sábado;

2 – Alerta laranja para chuvas intensas no Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista até a noite de sábado. O aviso também inclui trechos do Paraná, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;

3 – Alerta laranja para chuvas intensas em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, e Minas Gerais. Também em vigência até sábado;

4 – Outro alerta laranja mostra a possibilidade de chuvas intensas em áreas que vão do Amapá até o Rio Grande do Norte. Vale também até este sábado;

5 – Alerta laranja para chuvas intensas em áreas do Amazonas, Roraima e Pará, com validade até este sábado;

6 – Há ainda alerta amarelo para chuvas nos Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil com validade até este sábado;

7 – Outro alerta amarelo, válido até sábado, sinaliza a presença de chuvas intensas em áreas de Roraima;

8 – Alerta amarelo para declínio de temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes do Paraná, com vigência até sábado;

9 – Alerta amarelo para a incidência de ventos costeiros, que vale até a madrugada de sábado, entre trechos de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Recomendações em caso de fortes chuvas:

– Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;

– Observe alteração nas encostas;

– Permaneça em local abrigado;

– Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);

– Em caso de chuva com rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU abre processo que pode suspender renovação de contrato da Enel em São Paulo


O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um processo na última segunda-feira, 15, que pode suspender atos administrativos da…


O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um processo na última segunda-feira, 15, que pode suspender atos administrativos da…

Geral

Lula promete pacto para combater a violência contra mulheres


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os poderes da República vão preparar propostas para consolidar um…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os poderes da República vão preparar propostas para consolidar um…

Geral

Prefeitura diz que Enel só cumpriu 11% de plano de podas; empresa aponta falha nos registros


A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira, 16, que a concessionária de energia Enel só cumpriu 11% do plano…


A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira, 16, que a concessionária de energia Enel só cumpriu 11% do plano…