Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Tábua de 4 mil anos mostra primeira reclamação de cliente da história


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 07/04/2025 às 13h48
Ouvir: 00:00

Há quase quatro mil anos, na antiga Mesopotâmia, um homem chamado Nanni ficou insatisfeito com a qualidade do cobre que comprou e decidiu escrever uma reclamação formal ao vendedor, conhecido como Ea-nāṣir. O “Reclame aqui” da época foi feito em um tábua de argila da Idade do Bronze e é reconhecida como a reclamação de cliente mais antiga do mundo.

image
Foto: Geni/Wikimedia Commons

Nanni fez o texto na escrita cuneiforme, que era típica da época, e o enviou por meio de um mensageiro. Obviamente, não existiam aplicativos de mensagem e reclamações, cartas e textos em geral eram enviadas aos destinatários através de outras pessoas.

O cobre era essencial para a produção do bronze, liga metálica que deu nome à Era. Por isso, os pesquisadores acreditam que discussões mais acaloradas em torno da comercialização do recurso eram comuns.

No texto de reclamação, Nanni não poupou palavras e não desperdiçou nenhum centímetro da tábua de argila — as queixas cobriam a frente e o verso do objeto. Ela possui 11,6 cm de altura e 5 cm de largura. Sua tradução foi realizada pelo assiriologista Adolf Leo Oppenheim e publicada no livro Letters from Mesopotamia, em 1967.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação