Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Nova lei trabalhista muda domingos e feriados a partir de 1º de julho; veja


Por Redação GMC Online Publicado 14/04/2025 às 08h53
Ouvir: 00:00
image
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em 2025, o Brasil vivenciará uma importante mudança nas normas trabalhistas, com foco especial no trabalho realizado aos domingos e feriados. 

A partir de 1º de julho, entra em vigor a Portaria nº 3.665/2023, que traz novas regras para os setores de comércio e serviços. 

A medida, promulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, exige que as empresas busquem acordos coletivos com sindicatos para autorizar a jornada de trabalho nessas datas. 

A mudança visa garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que as condições de trabalho sejam mais justas.

Além dessa, há um novo projeto de lei que visa garantir a aposentadoria aos 55 anos para trabalhadores em condições de risco.

Nova legislação 

De acordo com a nova legislação, a negociação entre empresas e sindicatos será essencial para a concessão de trabalho aos domingos e feriados. 

Anteriormente, muitas dessas atividades eram realizadas sem uma regulamentação clara sobre as compensações aos funcionários. Agora, a negociação coletiva se torna obrigatória, o que significa que qualquer empresa que precise de seus colaboradores nessas datas deverá ajustar as condições de trabalho de acordo com os termos acordados com os representantes dos trabalhadores.

Objetivo

O principal objetivo da portaria é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos. 

Isso inclui o pagamento adicional por horas trabalhadas nesses dias, bem como a possibilidade de concessão de folgas compensatórias. 

A nova legislação também busca evitar que os trabalhadores sejam forçados a trabalhar em condições que possam prejudicar sua saúde ou bem-estar, garantindo, assim, que suas necessidades sejam atendidas de maneira justa e equilibrada.

Para os setores de comércio e serviços, a mudança é significativa. Muitas empresas desses segmentos, especialmente no varejo e nos serviços essenciais, dependem do trabalho em domingos e feriados para atender à demanda de clientes. 

No entanto, com as novas regras, essas empresas deverão realizar um esforço maior para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. 

Os sindicatos, que desempenham um papel fundamental na defesa dos interesses dos trabalhadores, terão mais poder de negociação para garantir que a compensação seja adequada e que as condições de trabalho atendam aos direitos previstos pela legislação. 

As informações são do Diário do litoral.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…