Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Alimento comum é um vilão para diabéticos; saiba como substituí-lo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 15/04/2025 às 10h53
Ouvir: 00:00

Não é novidade que as comidas açucaradas precisam ser evitadas por quem sofre com a diabetes. A contraindicação se dá pela velocidade rápida com o qual o açúcar é absorvido pelo organismo, provocando um aumento rápido nos níveis de glicose no sangue. Um alimento em particular pode ser um verdadeiro vilão nesse quesito: os biscoitos.

mulher-de-tiro-medio-verificando-a-geladeira-a-noite_23-2150301909
Foto: Freepik

Construir uma dieta funcional e mista é imprescindível para os diabéticos. Eliminar ou substituir determinados alimentos faz parte da adaptação dietética, visando o controle dos níveis de glicose no sangue. Por mais óbvio que pareça, esse doce é recorrentemente consumido como lanche da tarde, e muitas pessoas não conseguem abrir mão dele.

De acordo com a nutricionista Bruna Prado, o biscoito é um dos alimentos mais prejudiciais para quem tem a condição.

Os biscoitos recheados e produtos de confeitaria trazem malefícios por serem industrializados e trazerem açúcar refinado na composição. O consumo desses alimentos pode provocar um aumento rápido nos níveis de glicose no sangue — os chamados de picos de glicose. Essa oscilação pode ser extremamente prejudicial a curto e a longo prazo, pois sobrecarregam o sistema e comprometem o controle do diabetes.

Entre as complicações do consumo recorrente, estão:

  • Hiperglicemia: aumento excessivo da glicose no sangue.
  • Problemas renais: a hiperglicemia crônica é uma das principais causas de insuficiência renal em diabéticos.
  • Neuropatia e retinopatia: o açúcar em excesso pode afetar os nervos e os vasos sanguíneos, levando a problemas como perda de sensibilidade nos membros e até cegueira.

Como substituir?

O ideal para aqueles que gostam de biscoitos e doces, mas sofre com a diabetes, é optar por alternativas saudáveis. Os doces caseiros feitos com adoçantes naturais, como stevia, xilitol ou eritritol, podem ser substitutos interessantes, principalmente quando são incluídos ingredientes nutritivos, como farinha de amêndoas e/ou cacau puro.

Prado orienta priorizar o consumo moderado de frutas frescas ou secas, pois elas contém açúcares naturais e oferecem fibras, vitaminas e minerais, ajudando a controlar a glicemia de forma mais eficaz.

Uma receita saborosa para substituir os biscoitos industrializados em lanches é o biscoito de arroz integral, que pode ser combinado com os seguintes ingredientes:

  • Pasta de amendoim (sem adição de açúcar ou óleos hidrogenados);
  • Patê de creme de ricota light ou requeijão light, com frango desfiado ou atum;
  • Whey protein: misture 1 dose de whey com um pouco de água até que vire uma pastinha e coma com o biscoito.

As informações são do Metrópoles.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…