Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Estado de São Paulo confirma 1º caso de sarampo de 2025


Por Agência Estado Publicado 17/04/2025 às 20h35
Ouvir: 00:00

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou nesta quinta-feira, 17, o primeiro caso de sarampo no Estado em 2025. O local provável de infecção está em investigação.

O paciente é um homem de 31 anos, com residência na capital paulista. Ele estava vacinado e não houve necessidade de internação. Segundo a pasta, ele já está recuperado e sem sintomas da doença.

“Todas as medidas de controle e prevenção já foram iniciadas, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e com o Ministério da Saúde”, diz a SES. O último caso autóctone do Estado foi confirmado em 2022.

A confirmação não é a primeira reportada neste ano no País. Em março, dois casos foram registrados no município de São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro. À época, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que elas haviam recebido alta medica e passavam bem.

Sintomas da doença

O sarampo é causado pelo Morbillivirus e pode ocorrer em qualquer idade, com potencial de gravidade maior nas crianças abaixo de um ano, nos imunocomprometidos e em pessoas desnutridas.

Os principais sintomas são manchas vermelhas no corpo e febre alta (acima de 38,5 °C). Também é comum o paciente apresentar tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Complicações

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida. Algumas das complicações são:

Pneumonia

Cerca de uma em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, principal causa de morte associada à doença entre os pequenos.

Otite média aguda (infecção no ouvido)

Ocorre em aproximadamente 10% das crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente.

Encefalite aguda (inflamação no cérebro)

A cada 1 mil crianças com sarampo, entre uma e quatro podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer.

De acordo com o ministério, a cada 1 mil crianças doentes, entre uma e três podem morrer em decorrência de complicações da doença.

Vacinação

A vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível de forma gratuita nas unidades básicas de saúde (UBSs) de todo o Brasil.

Todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade estão aptas a receber o imunizante, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas. Quem nunca tomou ou não lembra se tomou a vacina na infância pode repetir a aplicação.

Alta de casos em diferentes países

De acordo com uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foram registrados 127.350 casos de sarampo na Europa e na Ásia Central em 2024, o dobro do reportado em 2023 e o maior número desde 1997.

Nos Estados Unidos, já são 712 casos confirmados, 97% deles envolvendo pessoas não vacinadas, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A doença causou a morte de duas crianças não imunizadas e um terceiro caso fatal está sob investigação.

Para especialistas ouvidos pelo Estadão, a situação nesses locais serve de alerta para o Brasil e outros países: a população deve se vacinar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SP registra nos primeiros 11 meses de 2025 o maior número de mortes de pedestres desde 2015


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…