Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Pesquisa da Amcham mostra aumento no número de empresas engajadas em sustentabilidade


Por Agência Estado Publicado 28/04/2025 às 15h27
Ouvir: 00:00

Uma pesquisa sobre sustentabilidade nos negócios apontou que o número de empresas engajadas cresceu e passou a ser maioria (52%) no Brasil do ano passado para cá. A informação é do Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025, que trouxe um outro dado positivo.

O porcentual de companhias onde já são implementadas iniciativas sustentáveis passou de 71% para 76%. Esse resultado total só não foi maior porque caiu de 26% para 24% o número de organizações consideradas inovadoras na adoção de práticas sobre os temas social, ambiental e de governança corporativa.

A edição de 2025 do Panorama foi lançada nesta segunda-feira, 28, pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) e pela Humanizadas, empresa de inteligência de dados, durante o Fórum de Sustentabilidade, realizado no Museu do Ipiranga em São Paulo.

Entre os dados da sondagem, um destaque foi o salto no porcentual (72%) de entrevistados que responderam que “sustentabilidade faz parte da estratégia de negócio”. Em 2024, esse número quase metade disso (34%) e, em 2023, era 26%. Também houve aumento no total de respondentes (48%) que afirmaram que a organização faz “benchmark e avaliações externas”. Em 2024, eram 27%. Em 2023, 20%.

Apesar desses avanços, a pesquisa mostrou que 58% dos entrevistados veem a necessidade de comprovar que a sustentabilidade gera retorno financeiro. Além disso, 54% responderam que ainda é preciso “engajar líderes e executivos na agenda sustentável”.

Outro ponto importante para as práticas sustentáveis evoluírem mais rapidamente no setor privado é “integrar sustentabilidade à estratégia, cultura e modelo de negócio”, segundo 44% dos entrevistados, e “criar incentivos e atrair investimentos sustentáveis”, na opinião de 43% dos respondentes.

Uma tendência apontada pela pesquisa é o aumento de investimentos em energia limpa e descarbonização (51%) e o surgimento de métricas e relatórios “mais confiáveis e padronizados” (52%). Mais da metade dos entrevistados (51%) também respondeu que esperam que avanços tecnológicos e inteligência artificial (IA) surjam no futuro a fim de medir e impulsionar a sustentabilidade focada nos negócios.

Os participantes indicaram quais ações entendem que o poder público deveria fazer para acelerar a adoção de práticas sustentáveis pelo setor privado. Em primeiro lugar, aparece a sugestão de ampliar os incentivos fiscais e linhas de crédito para empresas consideradas sustentáveis. Outra iniciativa é melhorar a infraestrutura sustentável e apoiar novas tecnologias limpas, como energia solar e eólica, e também negócios ligados à economia circular e manejo de resíduos. Os entrevistados também indicaram como importante “reduzir incentivos a práticas poluentes e precificar emissões de carbono”.

O Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025 ouviu 401 executivos de empresas que, somadas, contam com mais de 505 mil colaboradores e um faturamento anual de R$ 2,9 trilhões. As entrevistas foram realizadas entre 20 de março e 10 de abril. Segundo o Instituto Humanizadas, 75% das empresas participantes são de porte médio e grande.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SP registra nos primeiros 11 meses de 2025 o maior número de mortes de pedestres desde 2015


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…