Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Futebol feminino ganha força com incentivos fiscais e legislação estadual


Por Redação GMC Online Publicado 30/04/2025 às 13h51
Ouvir: 00:00

O futebol feminino está ganhando cada vez mais força no país, e um dos fatores que colaboram para isso são os incentivos fiscais e a legislação estadual que ajudam financeiramente o esporte.

Chamando mais a atenção do público, a modalidade cresce em casas de apostas com depósito mínimo de 1 real, com a cobertura das principais competições no Brasil. Pratique o jogo seguro.

Porém, o que muita gente ainda desconhece é que o governo permite deduzir doações do Imposto de Renda quando destinadas a projetos esportivos e paradesportivos no Brasil.

Isso significa que é possível apoiar diretamente o desenvolvimento do futebol feminino e de outras modalidades, contribuindo para um esporte mais inclusivo e fortalecido no país.

Brasil conta com Lei de Incentivo ao Esporte

Sancionada em 2006, a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) é crucial para fomentar a prática esportiva no país. Por meio de doações, os valores dedutíveis do Imposto de Renda podem chegar a até 7%. Além disso, a legislação permite deduções de até 2% do IRPJ para empresas que realizarem patrocínios.

Foi com esses incentivos que atletas olímpicas de destaque, como Rebeca Andrade, Rafaela Silva e Jerusa Geber, desenvolveram suas carreiras em projetos esportivos no país.

Rio de Janeiro sanciona lei para futebol feminino

Em 2024, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou uma nova lei de incentivo ao futebol feminino na cidade. De autoria das vereadoras Mônica Benício, Luciana Boiteux, Monica Cunha e Thais Ferreira, a Lei 8.380/2024 estabelece novas diretrizes para o repasse de recursos públicos ao futebol feminino carioca.
“É preciso democratizar a prática do esporte e superar as barreiras sociais que ainda dificultam ou impedem meninas, adolescentes e mulheres jovens de jogar”, afirmou Mônica Benício.

A nova lei foca principalmente em quatro pontos:

  • Permitir que turmas femininas em escolas de futebol ou projetos esportivos recebam recursos públicos municipais;
  • Turmas mistas também podem receber, caso não tenha um número suficiente para montar equipe 100% feminina;
  • Escolinhas podem receber recursos para capacitação e qualificação pessoal de profissionais visando atuar no futebol feminino;
  • Campeonatos e torneios que envolvam escolas de futebol feminina também podem receber investimentos.

Além disso, as escolinhas devem divulgar, em redes sociais e aplicativos, informações sobre as atletas, incentivando a prática do esporte entre meninas.

Brasil evolui, mas apoio ainda é fundamental

O futebol feminino no Brasil está em evolução, com um número crescente de equipes investindo na modalidade e, consequentemente, atraindo mais torcedores para os estádios.

No entanto, todo apoio é fundamental para que esse avanço não se interrompa. A lei criada no Rio de Janeiro pode servir de exemplo para ser adotada em outras cidades e estados do país.

Vale lembrar que o Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina em 2027, e a expectativa é que os jogos deixem um legado duradouro para a modalidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

PM é afastado após agredir idosa com coronhada de fuzil no Rio de Janeiro


Um policial militar do Rio de Janeiro foi afastado após agredir uma idosa com uma coronhada de fuzil no peito…


Um policial militar do Rio de Janeiro foi afastado após agredir uma idosa com uma coronhada de fuzil no peito…

Geral

Brasil tem recorde de ventos acima de 80 km/h em mais de 20 anos, aponta Inmet


O Brasil registrou, em 2025, o maior número de ocorrências de vendavais com ventos acima de 80 km/h desde o…


O Brasil registrou, em 2025, o maior número de ocorrências de vendavais com ventos acima de 80 km/h desde o…

Geral

Ministério da Saúde alerta para vacinação após Brasil registrar quatro casos de ‘gripe K’


O Brasil tem quatro casos confirmados de influenza A (H3N2) do subclado K, conhecida como “gripe K”, segundo informe divulgado…


O Brasil tem quatro casos confirmados de influenza A (H3N2) do subclado K, conhecida como “gripe K”, segundo informe divulgado…