Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Começa operação para retirar caminhão com 40 toneladas de fertilizante do Rio Paraná


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 12/05/2025 às 09h08
Ouvir: 00:00

Uma operação foi retomada nesta segunda-feira, 12, para remover o caminhão que caiu no Rio Paraná na madrugada da última sexta-feira, 9, em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, no noroeste do estado. Esta é a segunda tentativa de resgate do veículo, que transportava cerca de 39 toneladas de fertilizante.

O acidente ocorreu após o caminhão perder os freios e descer desgovernado até a margem do rio, onde acabou submerso. O motorista conseguiu escapar com vida: ele retirou o cinto de segurança, saiu pela janela e nadou até a superfície.

WhatsApp Image 2025-05-12 at 08.54.46
Foto: Defesa Civil | Divulgação

A profundidade do ponto onde o caminhão afundou é de aproximadamente cinco metros. A primeira tentativa de retirada foi frustrada devido ao peso da carga. Segundo o secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil de São Pedro do Paraná, Uziel Baldino da Rosa, a operação desta segunda conta com uma equipe especializada que deve iniciar a remoção do fertilizante antes de tentar içar o veículo.

“Estamos esperando uma equipe especializada em retirada de carga de acidente para retirar o adubo, e depois de retirada a carga, será possível remover o caminhão”, afirmou. Segundo ele, a primeira tentativa falhou devido ao peso. “Como o peso da carga é muito, vai ter que primeiro ser retirada a carga para depois ser retirado o caminhão”, completou.

Foto: Defesa Civil | Divulgação

A área está isolada, e a operação conta com o apoio de equipes da Marinha e do Instituto Água e Terra (IAT), que acompanham a situação e monitoram eventuais impactos ambientais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação