22 de junho de 2025

Über e iFood anunciam parceria no Brasil para compartilhar serviços


Por Agência Estado Publicado 14/05/2025 às 20h46
Ouvir: 03:18

A Uber e o iFood, que estão entre os dois aplicativos mais conhecidos e baixados no Brasil, anunciaram nesta quarta-feira, 14, um acordo estratégico que vai permitir que os usuários utilizem os aplicativos de uma para usar os serviços da outra e vice-versa.

No app da Uber, a aba de delivery vai ter as opções do iFood. Já no app do iFood, uma aba de mobilidade permitirá que os usuários solicitem viagens da Uber.

A parceria da Uber e do iFood vem um dia depois do anúncio da chinesa Meituan, que na terça-feira, 13, revelou investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões, pelo câmbio desta quarta) no Brasil nos próximos cinco anos para lançar a sua marca de delivery Keeta no País. A Meituan, uma das maiores empresas de entrega de refeições do mundo, com mais de 770 milhões de usuários ativos só na China, vem expandindo operações pelo mundo.

Também segue outro movimento recente divulgado pelo grupo de aplicativo 99, de que retomará o serviço de delivery de comida no País, com investimento de R$ 1 bilhão. A 99 é controlada pelo grupo chinês Didi.

Na parceria anunciada nesta quarta-feira, o cliente da iFood vai poder pedir viagens em carros da Uber diretamente no aplicativo do iFood e o mesmo vale para os clientes da Uber pedirem entregas via iFood pelo próprio aplicativo da gigante mundial de mobilidade urbana.

A integração dos serviços começará em cidades selecionadas no Brasil no segundo semestre, com expansão para todo o País prevista em seguida, segundo o comunicado.

O acordo precisa passar por aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A previsão é de que a notificação ao conselho seja feita nesta quinta-feira, 15, segundo pessoas a par do acordo.

Convergência de usuários nas duas plataformas

“Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, em comunicado à imprensa nesta quarta-feira. Segundo a empresa, atualmente apenas cerca de metade dos usuários usa as duas plataformas de maneira recorrente.

“O iFood transformou a maneira de pedir comida e itens do dia a dia no Brasil, assim como a Uber mudou radicalmente a forma de os brasileiros se locomoverem. Agora, essa integração marca um grande avanço”, afirma Diego Barreto, CEO do iFood, no mesmo comunicado.

O iFood movimenta 120 milhões de pedidos por mês, de 400 mil estabelecimentos parceiros, espalhados por 1,5 mil cidades do País. A plataforma conta, ao todo, 320 mil entregadores.

Por ora, segundo o comunicado, os programas de assinatura Uber One e Clube iFood seguem inalterados, “embora as empresas tenham concordado em explorar iniciativas conjuntas nesses programas no futuro próximo”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mercado vê fim de ciclo e menor chance de corte da Selic neste ano após Copom ‘duro’


Dividido em relação à decisão que seria tomada nesta quarta-feira, 18, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o mercado financeiro…


Dividido em relação à decisão que seria tomada nesta quarta-feira, 18, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o mercado financeiro…

Economia

Brasil sobe em ranking global de competitividade, mas segue entre os últimos


Mesmo com o avanço de quatro posições em ranking global de competitividade, o Brasil continua entre os últimos colocados. Neste…


Mesmo com o avanço de quatro posições em ranking global de competitividade, o Brasil continua entre os últimos colocados. Neste…

Economia

Carlos da Câmara Pestana, ex-presidente do Itaú, falece aos 93 anos


Carlos da Câmara Pestana, que foi presidente do Itaú de 1990 a 1994 e presidiu os conselhos do Itaú e…


Carlos da Câmara Pestana, que foi presidente do Itaú de 1990 a 1994 e presidiu os conselhos do Itaú e…