Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Bolsas de NY fecham em alta com desdobramentos sobre tarifas de Trump; Nvidia sobe


Por Agência Estado Publicado 29/05/2025 às 17h18
Ouvir: 00:00

As bolsas de Nova York alternaram altas e quedas no pregão desta quinta-feira, 29, mas fecharam com ganhos, enquanto investidores digeriam os recentes desdobramentos judiciais sobre as tarifas “recíprocas” impostas pelo governo de Donald Trump, os resultados da Nvidia e dados econômicos dos Estados Unidos.

O Dow Jones subiu 0,28%, aos 42.215,73 pontos; o S&P 500 avançou 0,40%, aos 5.912,17 pontos; e o Nasdaq encerrou em alta de 0,39%, aos 19.175,87 pontos. Os dados são preliminares.

As ações da Nvidia avançaram 3,24%, impulsionadas por resultados que superaram as expectativas do mercado. A Boeing subiu 3,32% após o CEO Kelly Ortberg afirmar a intenção de elevar a produção do 737 MAX para 42 aeronaves por mês. Destaque também para a E.l.f. Beauty, que registrou alta histórica de 23,7%, seu maior ganho porcentual diário, após anunciar a compra da marca de maquiagem Rhode, de Hailey Bieber, por US$ 1 bilhão.

Por outro lado, a Salesforce recuou 3,30%, apesar de ter elevado suas projeções de receita e lucro ajustado para o ano. A Best Buy caiu 7,27% após cortar suas projeções de vendas e lucro, citando preocupações com o impacto das tarifas.

No cenário político, a Corte de Apelações do Circuito Federal dos EUA suspendeu temporariamente a decisão judicial de ontem, que havia anulado ordens executivas do presidente americano. A medida cautelar vale “até nova ordem”, enquanto a Corte avalia o pedido formal do governo para suspender os efeitos da decisão de primeira instância.

Também foram acompanhadas as declarações do presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, que afirmou existir a possibilidade de cortes nas taxas de juros caso as tarifas sejam evitadas. Mais cedo, o Fed comunicou que o presidente Jerome Powell se reuniu hoje com Trump em Washington, mas não teria discutido o rumo da política monetária.

No campo econômico, o PIB dos EUA no primeiro trimestre contraiu menos do que o esperado, e o núcleo da inflação medida pelo PCE foi revisado para baixo. Os pedidos de auxílio-desemprego subiram, atingindo o maior nível desde novembro de 2021, e as vendas pendentes de imóveis caíram em ritmo maior que o esperado.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Zona do euro: PMI composto (preliminar) cai a 51,9 em dezembro, abaixo da previsão


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu de 52,8 em…


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu de 52,8 em…

Economia

Alemanha: PMI composto, de serviços e industrial desaceleram em prévia de dezembro


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e…


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e…

Economia

Bolsas da Europa têm desempenhos distintos antes de dados nos EUA e decisões de BCs


Por Patricia Lara São Paulo, 16/12/2025 – As bolsas europeias têm performances distintas, com Londres e Frankfurt pressionados, antes de…


Por Patricia Lara São Paulo, 16/12/2025 – As bolsas europeias têm performances distintas, com Londres e Frankfurt pressionados, antes de…