Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

EUA apontam locais no Brasil onde turista deve ter ‘mais cautela’ devido à violência


Por Agência Estado Publicado 31/05/2025 às 07h36
Ouvir: 00:00

O governo dos Estados Unidos atualizou um alerta de viagem para cidadãos daquele país que visitam o Brasil. Em uma tabela de classificação com quatro níveis, sendo 1 o mais tranquilo e 4 o mais perigoso, o Brasil como um todo é classificado como de nível 2, mas três áreas têm nível 4, o máximo de periculosidade:

– cidades-satélite de Brasília à noite: Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá;
– Conjuntos habitacionais informais: como favelas, vilas, comunidades ou conglomerados;
– qualquer lugar dentro de um raio de 160 km das fronteiras terrestres com: Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, excluídos o Parque Nacional de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Pantanal.

O texto foi atualizado nesta quinta-feira, 29, para adicionar risco de sequestro. Ao tratar do País em geral, o comunicado passou a alertar: “No Brasil, tenha cautela redobrada devido à criminalidade e aos sequestros . Algumas áreas apresentam risco aumentado”.

O alerta cita “crimes violentos, incluindo assassinatos, assaltos à mão armada e roubos de carros, podem ocorrer em áreas urbanas, dia e noite. Houve um sequestro com pedido de resgate de viajantes americanos. A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados e frequentemente ligados ao tráfico de drogas recreativas”.

A descrição dos riscos continua, com alerta especial para o Rio de Janeiro: “Agressões, incluindo com sedativos e drogas colocadas em bebidas, são comuns, especialmente no Rio de Janeiro. Criminosos atacam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas.”

De acordo com o comunicado, funcionários do governo dos EUA são aconselhados a não usar ônibus municipais no Brasil devido ao sério risco de roubo e agressão, especialmente à noite.

O alerta incluiu orientações de segurança, caso o norte-americano decida vir para o Brasil: “Fique atento ao que acontece ao seu redor. Não resista fisicamente a nenhuma tentativa de roubo. Não aceite comida ou bebida de estranhos e sempre tome cuidado com suas bebidas. Tenha cuidado ao caminhar ou dirigir à noite. Evite ir sozinho a bares ou casas noturnas. Evite caminhar nas praias depois de escurecer. Não exiba sinais de riqueza, como relógios ou joias caras. Fique atento a golpes envolvendo drogas. Fique atento ao visitar bancos ou caixas eletrônicos. Tenha cuidado nos grandes centros de transporte ou no transporte público, especialmente à noite. Passageiros correm maior risco de roubo ou agressão ao usar ônibus públicos no Brasil. Tenha muito cuidado ao caminhar em áreas isoladas”.

O turista norte-americano também é orientado a adotar um plano de comunicação com a família, o empregador ou a organização anfitriã da visita. “Recomendamos fortemente que você contrate um seguro antes de viajar. Consulte sua seguradora de viagem sobre assistência para evacuação, seguro médico e cobertura para cancelamento de viagem”, segue o alerta do governo dos Estados Unidos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…

Geral

‘Gratificação faroeste’: Alerj derruba veto de Castro e recria bônus para policiais por mortes


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou nesta quinta-feira, 18, o veto do governador Cláudio Castro (PL) para…


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou nesta quinta-feira, 18, o veto do governador Cláudio Castro (PL) para…