Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

CPF cancelado: paranaense tenta declarar IR e descobre que está “morto”


Por Thiago Danezzi Publicado 31/05/2025 às 13h54
Ouvir: 00:00

Augusto da Silva, entregador de 50 anos, descobriu por acaso que estava oficialmente morto desde 2020, ao menos nos registros da Receita Federal. A surpresa veio quando tentou declarar o Imposto de Renda e percebeu que seu CPF estava cancelado por óbito.

Morador de Foz do Iguaçu (PR), Augusto vinha usando normalmente o documento nos últimos anos: movimentava conta bancária, fazia Pix, entregava declarações anuais. Nada indicava que havia algo errado.

2334100be7acded59d313cb4c7cb370c
Foto: Igor Estrela/Metrópoles @igoestrela

O CPF cancelado bloqueou seu acesso a serviços bancários e poderia impedi-lo também de conseguir empréstimos, benefícios sociais ou se inscrever em concursos públicos. Após procurar atendimento na Receita Federal, ele conseguiu resolver o problema apenas em 29 de maio, um dia antes do prazo final para a entrega da declaração.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação