Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de fevereiro de 2026

Lívia Andrade relata os 40 minutos em avião com falha mecânica durante o voo


Por Agência Estado Publicado 02/06/2025 às 08h00
Ouvir: 00:00
liviaandradereal_1748478258_3642822118191098499_425016779
Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora Lívia Andrade estava entre os passageiros do avião de pequeno porte que precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Jundiaí, no interior de São Paulo, após uma falha no trem de pouso. Neste domingo, 1, ela relatou ao programa Fantástico, da TV Globo, como foram os 40 minutos de tensão a bordo da aeronave.

Segundo Lívia, o voo já parecia fora do comum durante a aproximação para o pouso. O alerta aumentou quando ela percebeu que o piloto tentou aterrissar, mas precisou arremeter logo em seguida. “Olhei pela janela, vi que tentaram pousar e arremeteram. Daí já me chamou atenção”, contou.

Com a baixa altitude, o sinal de celular voltou, e ela conseguiu enviar uma mensagem rápida ao irmão, avisando sobre a situação. “Falei: ‘Alan, reza pela gente. Pede pra mãe rezar pela gente'”, lembrou.

Em meio à incerteza, Lívia conta que chegou a se despedir da família e reforçou informações importantes relacionadas a senhas pessoais. Disse que se agarrou à fé – é devota de Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos, cuja imagem estava no avião. “Rezei todas as orações que sabia de cor naquele momento”, afirmou.

O que aconteceu com o avião?

O incidente aéreo ocorreu após um avião de pequeno porte, modelo King Air Beechcraft E90 e prefixo PT-LHZ, que havia partido de Goiás com destino ao aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, declarar problemas no sensor do trem de pouso.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explica, em seu site, que o trem de pouso é toda a estrutura que suporta o peso da aeronave quando em contato com o solo ou com a água, e que inclui um mecanismo para amortecer o impacto do pouso. A estrutura abrange as rodas principais, a roda de cauda e o patim da cauda.

Diante da falha, o piloto sobrevoou a capital por alguns minutos para reduzir a quantidade de combustível e deixar o bimotor mais leve, até conseguir pousar em segurança no aeroporto de Jundiaí, por volta das 19h38.

Um helicóptero Águia, da Polícia Militar, acompanhou a ocorrência, enquanto o Corpo de Bombeiros deslocou oito viaturas para o aeroporto. O pouso ocorreu sem incidentes, após o sistema do trem de pouso voltar a funcionar.

A bordo estavam sete pessoas: o piloto, o copiloto e cinco passageiros – entre eles, a apresentadora Lívia Andrade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Roteirista de ‘Foi Apenas um Acidente’ é preso no Irã


Mehdi Mahmoudian, um dos roteiristas do filme Foi Apenas um Acidente, que disputa duas categorias no Oscar 2026, foi preso…


Mehdi Mahmoudian, um dos roteiristas do filme Foi Apenas um Acidente, que disputa duas categorias no Oscar 2026, foi preso…

GMC+

Como mostrar o horror Holocausto pela literatura para as crianças


O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrado em janeiro, foi uma data estabelecida pela ONU apenas em…


O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrado em janeiro, foi uma data estabelecida pela ONU apenas em…

GMC+

Filme de Sam Raimi joga protagonistas em uma ilha e subverte padrões de comportamento


Náufrago, filme de Robert Zemeckis, imaginou como seria a vida solitária em uma ilha no meio do oceano; A Lagoa…


Náufrago, filme de Robert Zemeckis, imaginou como seria a vida solitária em uma ilha no meio do oceano; A Lagoa…