Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Passageiro registra espetáculo de auroras boreais durante voo; veja imagem e onde


Por Agência Estado Publicado 02/06/2025 às 13h34
Ouvir: 00:00

Um espetáculo de auroras boreais foi registrado pelo passageiro Yuri Beletski, que também é astrônomo, durante um voo de Melbourne, na Austrália, para Santiago, no Chile. De acordo com a MetSul, uma das maiores erupções solares do ano atingiu a Terra nesse domingo, 1º, causando um show de luzes no céu.

image
Foto: Reprodução/X

“Acabei de voar de Melbourne para Santiago no voo LA804 da Latam vi uma aurora incrível do avião. O céu estava vibrante com suaves respingos de luz. A rota deste voo é realmente especial – passando tão perto da Antártida, que você quase consegue sentir a imensidão abaixo”, publicou ele.

O fenômeno também foi observado no Novo México, com registros fotográficos.

“A tempestade geomagnética foi classificada como de nível 4 numa escala que vai até 5, o que a coloca na categoria severa”, disse a agência de meteorologia.

De acordo com a MetSul, ela chegou antes do previsto, surpreendendo os cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), em inglês National Oceanic and Atmospheric Administration.

Segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) também confirmou, uma erupção solar começou a chegar à Terra no início do domingo, pelo horário local, desencadeando uma tempestade geomagnética de auroras boreais (ou austrais) no seu céu.

A maior tempestade solar dos últimos 20 anos, de acordo com a empresa de meteorologia, ocorreu em maio do ano passado, iluminando o céu de todos os Estados norte-americanos e até mesmo das Bahamas, Cuba, Cancun, no México, e Porto Rico, no Caribe.

“No episódio, a aurora austral alcançou a região de Buenos Aires na Argentina e chegou a ser fotografada na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. Apesar do espetáculo visual, essas tempestades podem causar sérios impactos, como falhas em satélites, distúrbios em sistemas elétricos e interferência em sinais de rádio e GPS. Esse aumento na atividade solar é esperado, já que o Sol está no auge de seu ciclo de 11 anos”, acrescenta a MetSul.

Confira:

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…

Geral

Copasa firma acordo para prestação de serviços ao município de Belo Horizonte até 2073


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou na noite de sexta-feira (5) que firmou com o Município de…


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou na noite de sexta-feira (5) que firmou com o Município de…