Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Comer feijão melhora a saúde metabólica e do coração, diz estudo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 04/06/2025 às 19h11
Ouvir: 00:00

Sempre presente no prato dos brasileiros, o feijão é um alimento altamente nutritivo, que oferece vários benefícios à saúde. Um novo estudo da Sociedade Americana de Nutrição mostra que consumir a leguminosa diariamente contribui para a melhora da saúde cardiovascular e do metabolismo.

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o Nutrition 2025, congresso que aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos, entre os dias 31 de maio a 3 de junho. Eles ainda precisam ser revisados por pares para serem publicados em uma revista científica.

pasted-image-0
Foto: Reprodução

Feijão, aliado do coração

Ao longo de 12 semanas, 72 voluntários diagnosticados com pré-diabetes foram separados aleatoriamente em três grupos. Cada um deles deveria incluir uma xícara de feijão preto, grão-de-bico ou arroz na dieta diária.

Ao final do experimento, a ingestão de feijão preto demonstrou uma redução importante na inflamação do organismo. Para quem consumiu o alimento, a citocina pró-inflamatória – um marcador de inflamação no corpo – caiu de 2,57 pg/mL para 1,88 pg/mL, sugerindo que o consumo dele tem ação anti-inflamatória e pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil tem a maior queda em número de nascimentos em mais de três décadas


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…