Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Destinação do lixo é inadequada em 1.855 cidades: como resolver o problema?


Por Agência Estado Publicado 05/06/2025 às 10h55
Ouvir: 00:00

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil ainda tem cerca de 3 mil lixões a céu aberto e 1.855 municípios que não dão destinação adequada a seus detritos, desrespeitando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, adotada em 2010. O balanço foi apresentado por João Gianesi Netto, presidente do Instituto Valoriza Resíduos, que promove a conscientização sobre a coleta, reciclagem, tratamento e destinação ecologicamente correta do lixo, em busca de um futuro mais sustentável.

Em entrevista à Rádio Eldorado, ele disse que os municípios mais afetados têm menos de 10 mil habitantes e alegam falta de recursos para viabilizar uma destinação correta do lixo. Gianesi defendeu a necessidade de mais financiamentos governamentais e de iniciativas de regionalização para que as prefeituras possam se unir e reduzir os custos para o tratamento adequado dos resíduos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tinha 596,3 mil fundações e associações sem fins lucrativos em 2023, mostra IBGE


O Brasil tinha 596,3 mil unidades de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (Fasfil) atuando no País no ano…


O Brasil tinha 596,3 mil unidades de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (Fasfil) atuando no País no ano…