05 de julho de 2025

Brasil lembra time de Dorival com empate sem brilho no Equador na estreia de Ancelotti


Por Agência Estado Publicado 05/06/2025 às 22h10
Ouvir: 04:11

Foi a estreia da Carlo Ancelotti no comando do Brasil. Mas, em alguns momentos, o duelo com o Equador, que terminou sem gols em Guayaquil, mais lembrou aquele time treinado por Dorival Júnior. O desempenho sem brilho contra os equatorianos reforçou o que o renomado treinador italiano já sabia: terá muito trabalho para reerguer a seleção mais vitoriosa do planeta.

O empate sem gols não tirou o Brasil do quarto lugar. São 22 pontos que ainda não garantem a seleção na Copa do Mundo de 2026. Sorte a dos brasileiros que, graças à ampliação do número de vagas, seis sul-americanos vão ao Mundial, além de um ir à repescagem, então o risco de não se classificar é baixo, já que o sétimo está distante. O Equador, com 24 pontos, é o vice-líder.

Em que pese ser uma tarefa complicada ganhar do Equador na casa do rival, foi um Brasil fosco em Guayaquil. O alento é que Ancelotti treinou apenas três vezes esse grupo antes de sua estreia. É esperado que, passados outros treinamentos e mais tempo juntos, esses jogadores – parte deles velhos conhecidos do treinador em suas andanças por alguns dos principais clubes da Europa – entreguem mais e o italiano possa dar a sua cara a essa equipe.

Também será importante para o treinador ter o retorno de figuras relevantes, como Raphinha, que estava suspenso e retorna contra o Paraguai. O duelo, marcado para terça-feira, às 21h45, na Neo Química Arena, pode até já garantir a seleção na Copa, a depender de resultados de oponentes.

Da área técnica, Ancelotti viu a seleção errar como errava com Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior. Passes ruins e escolhas equivocadas mataram ataques e a seleção repetiu a imensa dificuldade de criar, de botar a bola no chão, triangular e envolver o adversário.

Defensivamente, foi segura a atuação do Brasil. O ataque pouco produziu. Viveu de brilharecos de Vini Jr, que não estava na melhor de suas noites – como raramente está quando veste a Amarelinha – e de contragolpes puxados por Estêvão. Em um deles, o atacante do Palmeiras desarmou o zagueiro e passou para Richarlison. A bola sobrou para Gerson, que rolou para Vini em vez de chutar, e o atacante não conseguiu finalizar.

No segundo tempo, Alisson trabalhou mais. Foi seguro o goleiro do Brasil nas investidas equatorianas, muitas delas em cruzamentos pelas pontas. Um chute de Estupiñán de longa distância foi o que mais causou problemas ao arqueiro, mas ele se virou bem.

Vale menção ao que criou ofensivamente o Brasil na etapa final a apenas um lance, protagonizado por Vini Jr. pela ponta e que terminou em um chute fraco de Casemiro facilmente defendido por Valle. Tivesse posto mais força e direção no arremate, o volante teria garantido a vitória ao Brasil.

O sonho do hexa, por enquanto, está distante.

FICHA TÉCNICA

EQUADOR 0 X 0 BRASIL

EQUADOR – Valle; Ordóñez, Pacho, Hincapié e Estupiñán; Alan Franco, Moisés Caicedo e Vite,; Yeboah (Kevin Rodríguez), Minda (Preciado) e Angulo (Medina). Técnico: Sebastián Beccacece.

BRASIL – Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães (Andreas Pereira) e Gerson (Andrey Santos); Estêvão (Gabriel Martinelli), Richarlison (Matheus Cunha) e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.

ÁRBITRO – Piero Maza (Chile).

PÚBLICO E RENDA – Não divulgados.

LOCAL – Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Kompany celebra Bayern completo em belo desafio contra PSG: ‘Gosto de jogar contra os melhores’


Vincent Kompany já ganhou do Paris Saint-Germain no comando do Bayern de Munique e espera repetir a dose neste sábado,…


Vincent Kompany já ganhou do Paris Saint-Germain no comando do Bayern de Munique e espera repetir a dose neste sábado,…

Esportes

Kovac quer usar conhecimento de Alonso para Borussia surpreender Real: ‘Teremos oportunidades’


Há pouco mais de um mês, o Borussia surpreendeu o Bayer Leverkusen do então técnico Xabi Alonso, fora de casa,…


Há pouco mais de um mês, o Borussia surpreendeu o Bayer Leverkusen do então técnico Xabi Alonso, fora de casa,…

Esportes

Alonso prega respeito do Real Madrid ao Borussia e prevê duelo duro: ‘Vão bem em jogos maiores’


Xabi Alonso não quer saber de favoritismo do Real Madrid diante do Borussia Dortmund e prega total respeito ao oponente…


Xabi Alonso não quer saber de favoritismo do Real Madrid diante do Borussia Dortmund e prega total respeito ao oponente…