05 de julho de 2025

Técnico da Polônia pede demissão após entrar em atrito com Lewandowski


Por Agência Estado Publicado 12/06/2025 às 10h03
Ouvir: 03:40
fcbarcelona_1743112256_3597808833080279379_260375673
Foto: Reprodução/Instagram

O técnico da seleção polonesa, Michal Probierz, pediu demissão nesta quinta-feira após entrar em atrito com o principal jogador do time, Robert Lewandowski. O atacante do Barcelona havia afirmado que não defenderia mais a sua seleção enquanto Probierz fosse o treinador do time.

“Cheguei à conclusão de que, dada a situação atual, a melhor decisão para o bem da seleção nacional é minha renúncia ao cargo de técnico”, afirmou o treinador, em comunicado publicado pela Federação Polonesa de Futebol.

A crise entre técnico e jogador aconteceu após decisão de Probierz de destituir Lewandowski do posto de capitão da equipe na véspera da partida contra a Finlândia, pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2026, no início desta semana. Ele nomeou o meio-campista Piotr Zielinski, da Inter de Milão, como o novo capitão.

O atacante disse ter ficado surpreso com a decisão e com a forma como foi informado sobre a perda da braçadeira, em uma ligação por telefone, quando já estava em casa. “Não sou capitão há um ou dois anos. Uso a braçadeira há 11 anos e estou na seleção há 17. Senti que essas questões deveriam ser tratadas de forma diferente”, afirmou.

Insatisfeito com a decisão, Lewandowski afirmou que não jogaria mais pela seleção enquanto Probierz continuasse como técnico. “O técnico traiu minha confiança. No entanto, quero enfatizar: não é que eu esteja repentinamente ofendido pela seleção. Ao longo dos anos, sempre dei tudo pela seleção”, declarou. “Não se trata nem da decisão sobre a braçadeira, mas de como ela me foi comunicada.”

Sem o veterano, a Polônia sofreu uma dura derrota por 2 a 1 para a Finlândia, colocando em risco suas chances de classificação. Antes, o atacante de 36 anos desistira de disputar o amistoso com a Moldávia, na sexta-feira, alegando cansaço após a longa temporada com o Barcelona.

Lewandowski detém alguns dos principais recordes da seleção polonesa. Ele é o jogador com o maior número de partidas pela equipe na história, com 158 jogos. E é o artilheiro do time, com 85 gols.

Probierz, por sua vez, vinha comandando o time polonês desde setembro de 2023 após a decepcionante passagem do português Fernando Santos pela equipe. O treinador polonês liderou a seleção na conquista da classificação para a Eurocopa do ano passado. Mas, desde então, tem enfrentado dificuldades com a equipe.

O presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, convocou Probierz na quarta-feira para discutir o assunto. “Dou muita liberdade aos treinadores, mas isso acarreta responsabilidade. Espero resultados, acima de tudo. Foram dias difíceis para os torcedores da seleção nacional”, declarou o dirigente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Palmeiras faz gol contra, perde do Chelsea e dá adeus ao Mundial de Clubes


O sonho acabou para o Palmeiras. Um péssimo primeiro tempo e um lance fortuito no segundo tempo deram a vitória…


O sonho acabou para o Palmeiras. Um péssimo primeiro tempo e um lance fortuito no segundo tempo deram a vitória…

Esportes

Kompany celebra Bayern completo em belo desafio contra PSG: ‘Gosto de jogar contra os melhores’


Vincent Kompany já ganhou do Paris Saint-Germain no comando do Bayern de Munique e espera repetir a dose neste sábado,…


Vincent Kompany já ganhou do Paris Saint-Germain no comando do Bayern de Munique e espera repetir a dose neste sábado,…

Esportes

Kovac quer usar conhecimento de Alonso para Borussia surpreender Real: ‘Teremos oportunidades’


Há pouco mais de um mês, o Borussia surpreendeu o Bayer Leverkusen do então técnico Xabi Alonso, fora de casa,…


Há pouco mais de um mês, o Borussia surpreendeu o Bayer Leverkusen do então técnico Xabi Alonso, fora de casa,…