Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Quatro das oito atividades do varejo crescem em abril ante março, aponta IBGE


Por Agência Estado Publicado 12/06/2025 às 10h45
Ouvir: 00:00

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido encolheu 0,4%.

Houve avanços em Livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%), Tecidos, vestuário e calçados (0,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,3%).

No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve queda de 1,9% em abril ante março. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou retração de 2,2%, Material de construção caiu 0,4%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.

Comparação com abril de 2024

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram expansão em abril de 2025 ante igual mês de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma elevação de 4,8%.

Houve crescimento em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,9%), Tecidos, vestuário e calçados (7,8%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,4%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,9%) e Móveis e eletrodomésticos (0,7%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,9%).

No varejo ampliado, as vendas subiram 0,8% em abril de 2025 ante abril do ano anterior.
O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças encolheu 7,1%, Material de Construção teve queda de 2,7%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 2,4%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BoE corta juro em 25pb, a 3,75%, sob desemprego alto e maior clareza em processo de desinflação


O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu cortar sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para…


O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu cortar sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para…

Economia

BC: projeção de crescimento do saldo total de crédito em 2025 sobe de 8,8% para 9,4%


O Banco Central (BC) aumentou a sua projeção de crescimento do saldo total do crédito no Brasil em 2025, de…


O Banco Central (BC) aumentou a sua projeção de crescimento do saldo total do crédito no Brasil em 2025, de…

Economia

Chance de estouro do teto da meta da inflação em 2025 é de 26%, aponta BC


O Banco Central diminuiu drasticamente a sua estimativa da probabilidade de a inflação ficar acima do teto da meta, de…


O Banco Central diminuiu drasticamente a sua estimativa da probabilidade de a inflação ficar acima do teto da meta, de…