24 de julho de 2025

Corinthians e Grêmio empatam pelo Brasileirão em noite de protagonismo de pratas da casa


Por Agência Estado Publicado 12/06/2025 às 22h07
Ouvir: 04:43
1b38492fe13cca77f5e9ff4d7d28720d35b
Foto: Reprodução/Instagram

Corinthians e Grêmio empataram por 1 a 1 nesta quinta-feira pela 12ª rodada do Brasileirão, a última antes pausa para a disputa do Mundial de Clubes de Fifa. Na arena gremista, em Porto Alegre, o brilho foi dos jovens talentos de ambos os lados. O atacante Alysson, de 19 anos, abriu o placar para o lado tricolor, e Breno Bidon, de 20, empatou.

O resultado mantém as duas equipes empatadas com 16 pontos. Os corintianos estão à frente, por vantagem de um gol no saldo em relação ao adversário gaúcho, que vinha de três vitórias seguidas.

Dorival escalou seu time sem contar com Memphis Depay, Carrillo e Martínez, que tiveram as férias antecipadas em razão da minutagem que tiveram com suas seleções na última Data Fifa. Pela primeira vez desde que chegou ao clube, pôde escalar entre os titulares o meia Rodrigo Garro, que vinha entrando no segundo tempo após dois meses tratando uma tendinopatia patelar no joelho direito.

O começo do jogo foi de equilíbrio nas ações ofensivas, mas os corintianos tiveram um pouco mais de facilidade para levar perigo, especialmente quando se aproveitavam da fragilidade do lado direito da defesa gremista.

A primeira grande chance foi do Grêmio, quando Alyson acertou a trave nos minutos iniciais. Pouco depois, um cabeceio de Talles Magno, que já havia levado perigo em lance anterior, também parou na trave e por pouco não deixou o placar favorável ao lado alvinegro.

O Corinthians passava mais tempo com a bola nos pés e chegou a ter 66% da posse, mas o Grêmio deu uma aula de contra-ataque, como gosta Mano Menezes, para desempatar. Além da disciplina em executar a tática, foi determinante ao lance a habilidade do garoto Alysson, que aplicou o ‘drible da vaca’ para superar a marcação de Cacá e tocou dentro da área, onde Braithwaite freou limpando Matheuzinho do lance e chutou para a rede.

Em exibição acima das que apresentou nos últimos jogos, o time de Dorival Júnior manteve o ritmo e continuou construindo no campo de ataque, até Breno Bidon acerta belíssimo chute colocado de fora da área e empatar.

Houve grande queda de qualidade de futebol jogado por ambos os lados no segundo tempo, que teve a predominância de momentos de morosidade durante os 15 minutos iniciais. A exceção foi uma finalização de Wagner Leonardo, quase dentro da pequena área, defendida por Hugo Souza.

Não mudou, contudo, o fato de o Corinthians ficar mais com a bola nos pés e trocar passes com facilidade. O Grêmio recalculou a rota e passou a marcar a saída de bola dos corintianos, sempre em busca de forçar o jogo no zagueiro Cacá, que tem menos qualidade no passe do que o companheiro André Ramalho. Foi maior a presença tricolor no ataque durante os minutos finais, porém pouco incisiva.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 1 CORINTHIANS

GRÊMIO – Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi (Ronald), Villasanti, Cristaldo (Riqulme); Cristian Olivera (Pavon), Braithwaite (André Henrique) e Alysson (Amazu). Técnico: Mano Menezes.

CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Angileri; Ryan, Maycon (Charles), Breno Bidon (Dieguinho) e Rodrigo Garro; Tallles Magno (Kayke) e Héctor Hernández (Ángel Romero). Técnico: Dorival Júnior.

GOLS – Braithwaite, aos 28 minutos, e Breno Bidon, aos 35 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).

CARTÕES AMARELOS – Breno Bidon, Caca, Dodi e Villasanti.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Piquerez volta aos treinos no Palmeiras e Giay já foca no Grêmio: ‘Temos de ganhar’


Com a maratona de jogos após o Mundial de Clubes dos Estados Unidos, as equipes não conseguem descanso. Nesta quinta-feira,…


Com a maratona de jogos após o Mundial de Clubes dos Estados Unidos, as equipes não conseguem descanso. Nesta quinta-feira,…

Esportes

Hulk Hogan, ator e astro da luta livre, morre aos 71 anos


Hulk Hogan, ator e astro da World Wrestling Entertainment (WWE), a luta livre profissional dos Estados Unidos, morreu nesta quinta-feira,…


Hulk Hogan, ator e astro da World Wrestling Entertainment (WWE), a luta livre profissional dos Estados Unidos, morreu nesta quinta-feira,…

Esportes

Arsenal oficializa jovem zagueiro destaque do Valencia e da seleção sub-21 da Espanha


A moda na Inglaterra para a próxima temporada é anunciar a chegada de jovens promissores que já chamam a atenção…


A moda na Inglaterra para a próxima temporada é anunciar a chegada de jovens promissores que já chamam a atenção…