26 de julho de 2025

Ozempic: Anvisa alerta para risco raro de perda de visão


Por Agência Estado Publicado 13/06/2025 às 17h26
Ouvir: 04:54

Nesta sexta-feira, 13, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a possível ocorrência de perda súbita de visão associada ao uso de medicamentos que contêm semaglutida, como Ozempic, Rybelsus e Wegovy. A agência determinou a inclusão, nas bulas desses produtos, de uma reação adversa considerada “muito rara”: a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (Noiana) – condição que pode ser irreversível.

A decisão foi tomada após avaliação do Comitê de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que apontou a Noiana como um possível efeito adverso da substância. No Brasil, o sistema de notificação de eventos adversos da Anvisa, o VigiMed, registrou 52 relatos de suspeitas de distúrbios oculares relacionados à semaglutida.

WhatsApp Image 2025-06-13 at 18.23.46
Foto: Adobe Stock | Reprodução

Em nota, a Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos, afirmou que a semaglutida foi estudada em “programas clínicos robustos”, com mais de 52 mil participantes, além de dados de uso real que somam o equivalente a mais de 33 milhões de pacientes-ano.

Segundo a farmacêutica, “com base no conjunto total de evidências, não há uma possibilidade razoável de relação causal entre a semaglutida e a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica”, e o perfil de risco-benefício da substância “permanece favorável”. A empresa informou ainda que também foi notificada pela EMA sobre a inclusão da reação adversa nas bulas e que está colaborando com as autoridades regulatórias.

Em investigação, tirzepatida (do Mounjaro) também foi associada a eventos oftalmológicos
Um estudo publicado no final de janeiro na revista científica JAMA Ophthalmology analisou o surgimento de condições oculares em pacientes que usaram as canetas para diabetes e obesidade, como contamos aqui. Os pesquisadores descreveram nove casos de pessoas que desenvolveram problemas de visão após o uso de semaglutida e também de tirzepatida, princípio ativo presente nos medicamentos Mounjaro e Zepbound.

Entre os nove pacientes avaliados, sete desenvolveram Noiana, um apresentou papilite e outro foi diagnosticado com maculopatia média aguda paracentral. As três condições afetam o nervo óptico e podem, em alguns casos, levar à perda de visão.

Apesar dos achados, os autores do estudo não recomendaram a suspensão dos medicamentos em geral, mas orientaram que os pacientes procurem avaliação médica ao notarem qualquer alteração visual.

O que pode explicar a relação?

Bradley Katz, autor principal do estudo e professor do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade de Utah, afirmou que a pesquisa não foi desenhada para estabelecer uma relação de causa e efeito entre os medicamentos e os distúrbios visuais.

Em comunicado da Universidade de Buffalo, também envolvida na investigação, é destacado que os pacientes analisados – com idades entre 50 e 60 anos – apresentavam diabetes, obesidade e outras condições cardiovasculares, fatores que, por si só, já aumentam o risco de problemas oculares como retinopatia diabética e visão turva.

O endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, chamou atenção ainda para outro aspecto: a redução rápida e acentuada da glicose promovida por esses medicamentos.

“Há décadas sabemos que, em pessoas com grande descontrole glicêmico, esse efeito pode aumentar o risco de reações oculares adversas”, afirmou Couri, em entrevista recente ao Estadão.

Segundo ele, o próximo passo deve ser a realização de estudos mais robustos e controlados, voltados especificamente para a avaliação dos efeitos da semaglutida e da tirzepatida sobre a saúde ocular a longo prazo. “Essa é a saída para explicar definitivamente o que está acontecendo”, disse.

Ele reforçou que, neste momento, não está claro se existe uma relação de causa e efeito entre o uso desses medicamentos e os prejuízos visuais. Ele lembrou também que, diante da quantidade de gente que recorre aos remédios no mundo inteiro, são poucos relatos de efeitos adversos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juiz que atropelou ciclista após beber paga fiança de R$ 40 mil e é libertado


O juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, preso na quinta-feira, 24, após dirigir bêbado com uma…


O juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, preso na quinta-feira, 24, após dirigir bêbado com uma…

Geral

O que se sabe sobre o juiz que atropelou ciclista em SP ao dirigir embriagado com mulher nua


Um juiz aposentado foi preso na manhã desta quinta-feira, 24, depois de atropelar uma ciclista na cidade de Araçatuba, interior…


Um juiz aposentado foi preso na manhã desta quinta-feira, 24, depois de atropelar uma ciclista na cidade de Araçatuba, interior…

Geral

Funcionário passa mal e fica preso no topo de torre de celular em SP


Um funcionário sofreu mal súbito no topo de uma torre de celular com aproximadamente 20 metros de altura, precisando ser…


Um funcionário sofreu mal súbito no topo de uma torre de celular com aproximadamente 20 metros de altura, precisando ser…