04 de julho de 2025

Abel se abre com portugueses em coletiva emotiva e espera ‘mente leve’ do Palmeiras no Mundial


Por Agência Estado Publicado 14/06/2025 às 21h13
Ouvir: 03:13

Foi emocionada a coletiva de Abel Ferreira que antecede a estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes. O treinador deu preferência a jornalistas portugueses, com os quais se abriu, se emocionou quando relembrou sua origem em Penafiel, no norte de Portugal, e afirmou que pensa a anos na competição, uma obsessão do clube. “Nossa vontade é tanta de estar aqui que viríamos até a pé ou a nado”.

O português fez mais um discurso de exaltação a Leila Pereira, com quem ele e os atletas formam, segundo o técnico, um “tripé mágico”, e espera que os atletas tenham “mente leve” e “coração solto” para venceram a ansiedade na estreia contra o Porto, domingo, às 19h, no Metlife Stadium.

O treinador mostrou-se feliz e disposto a fazer com que seu time vá longe na competição. “Quem quer ser o melhor tem que enfrentar os melhores. Queremos competir do primeiro ao último segundo”.

Solto e à vontade, Abel revelou que levou a biografia de José Mourinho para a lua de mel, mas a mulher não o deixou ler para falar sobre suas inspirações de seu país. “O Porto tem um espírito muito competitivo, mas, no geral, o futebol português tem esse espírito”, falou ele, sobre o rival.

A repetida pergunta sobre a disparidade técnica e de investimento entre europeus e os demais clubes foi respondida pelo treinador com um lugar-comum para explicar que, na sua visão, o Porto tem tanta vantagem.

“O gramado continua a ser verde, o campo continuar a ser regular, tem jogadores sul-americanos jogando em Portugal, o Porto tem um treinador que veio da América do Sul, o Palmeiras tem um treinador que veio da Europa”, disse Abel.

Ele é um dos poucos remanescentes que disputaram os últimos dois Mundiais, agora chamados de Intercontinental pela Fifa depois da criação do modelo ampliado da competição. Há, segundo o técnico, uma mescla equilibrada no elenco de jovens e experientes.

“Acho que temos uma boa mistura entre liderança e experiência e audácia e coragem. Dos dois Mundiais sobram poucos”.

Leila Pereira tem o desejo de renovar com Abel e, possivelmente, vai conseguir fazê-lo assinar uma nova prorrogação de contrato, já que o português se sente confortável no Palmeiras e tem, segundo ele, “a melhor presidente do mundo”.

“Só há bons treinadores quando há boas estruturas, jogadores e presidentes. Temos uma relação extraordinária, esse tripé, que chamo de triângulo mágico (comissão técnica, jogadores e presidente), em que cada um sabe o que tem que fazer. Ela me exige, mas com respeito”, afirmou o treinador palmeirense.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Luis Enrique descarta clima de revanche no PSG contra o Bayern: ‘Sem sentimento de vingança’


Quatro derrotas seguidas, sendo a última na fase de classificação da edição passada da Liga dos Campeões, na qual o…


Quatro derrotas seguidas, sendo a última na fase de classificação da edição passada da Liga dos Campeões, na qual o…

Esportes

Sabalenka ganha batalha com Raducanu em Wimbledon; duplas de Bia Haddad e Luisa Stefani avançam


Os aplausos de pé até sugerem que Emma Raducanu somou mais uma grande vitória em Wimbledon. Na verdade, foi a…


Os aplausos de pé até sugerem que Emma Raducanu somou mais uma grande vitória em Wimbledon. Na verdade, foi a…

Esportes

Herói do jogo, Hércules revela momentos difíceis na chegada ao Flu e celebra vaga na semi


Depois de deixar a sua marca nas redes da Inter de Milão na emblemática vitória de 2 a 0 sobre…


Depois de deixar a sua marca nas redes da Inter de Milão na emblemática vitória de 2 a 0 sobre…