24 de julho de 2025

Seleção feminina brilha contra a Bélgica e larga com vitória na Liga das Nações de Vôlei


Por Agência Estado Publicado 18/06/2025 às 12h09
Ouvir: 04:17

O Brasil iniciou a segunda semana da Liga das Nações de Vôlei feminino da melhor maneira. Nesta quarta-feira, em Istambul, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães superaram a Bélgica por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 24/26, 25/16 e 25/15 e começam embaladas esta nova fase da competição.

Esta foi a quarta vitória do Brasil na Liga das Nações. Na primeira etapa, disputada no Rio, o time nacional derrotou a República Checa, os Estados Unidos e a Alemanha. A única derrota foi para a Itália. Com o triunfo, o Brasil soma 11 pontos e ocupa a terceira colocação da VNL.

Com um saque eficiente, um bom bloqueio e um ataque veloz, o time nacional conseguiu se impor e garantir o resultado positivo. Júlia Kudiess, Júlia Bergmann e Ana Cristina foram as destaques da equipe neste duelo.

O time volta à quadra nesta sexta-feira e o desafio vai ser diante da seleção canadense. O confronto está marcado para as 13h30 (horário de Brasília), na capital da Turquia. Três vezes vice-campeã, a seleção nacional busca o título inédito da competição.

Já a Bélgica tenta a reabilitação na competição já a partir desta quinta-feira, quando entra em quadra para enfrentar a República Dominicana.

Após um início equilibrado, o Brasil deu a falsa impressão de que comandaria o primeiro set com facilidade ao abrir uma vantagem de quatro pontos (8 a 4) diante das rivais.

Explorando a força de seu ataque, as belgas chegaram a encostar no placar (12 a 11), mas esbarraram na boa atuação de Júlia Kudiess, que manteve a seleção brasileira à frente.

A equipe de Zé Roberto, no entanto, sofreu diante da reação das belgas que tomaram a dianteira ao fazer 19 a 18 e tornou a disputa acirrada em seu final. Forçando o saque e o bloqueio, o Brasil, enfim, voltou a ser melhor em quadra, conseguiu retomar o controle do jogo e fechou o primeiro set em 25 a 22 com um ponto de Ana Cristina.

Pela necessidade de buscar uma reação iminente, o segundo set teve a Bélgica no comando do marcador em seu início. Apostando na troca de pontos, o Brasil buscou o empate e obteve a virada em 10 a 8 jogando a pressão para as europeias.

O equilíbrio se estendeu até o fim da disputa. Em jogo tenso, o técnico Zé Roberto Guimarães se irritou com a arbitragem que marcou uma invasão do time brasileiro e decretou o empate em 24 a 24. Com um ace de Herbots e com Radovic explorando o bloqueio, as belgas fecharam o set em 26 a 24 e empataram a partida em 1 set a 1.

O terceiro set mostrou um Brasil mais focado em voltar para o jogo e não dar chances para as rivais. Depois de abrir quatro pontos de vantagem, a equipe se consolidou na liderança do marcador e contou com a eficiência de Julia Kudiess no saque e Ana Cristina no ataque para estabelecer 25 a 16 e fazer 2 a 1 sobre a Bélgica.

O clima de tensão tomou conta da quarta parcial e o jogo permaneceu empatado até 9 a 9. A partir da segunda metade do set, o Brasil cresceu no jogo. Com grande atuação de Macris e Ana Cristina, a seleção brasileira não teve dificuldade faturar o quarto set por 25 a 15 e definir o triunfo nesta estreia desta fase disputada na Turquia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Santos confirma lesão e Guilherme não visita o Sport; atacante Caballero é oficializado


Substituído ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 1 diante do Internacional, o atacante Guilherme está fora do…


Substituído ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 1 diante do Internacional, o atacante Guilherme está fora do…

Esportes

Campeão olímpico, Alison anuncia aposentadoria no vôlei de praia ao final da temporada


Um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial, Alison “Mamute” anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria ao final da…


Um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial, Alison “Mamute” anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria ao final da…