Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Textor e Al-Khelaifi se reencontram em Botafogo x PSG após atritos e tentativa de paz


Por Agência Estado Publicado 18/06/2025 às 16h40
Ouvir: 00:00

O aguardado confronto entre Botafogo e Paris Saint-Germain, válido pela segunda rodada do Grupo G do Mundial de Clubes, na quinta-feira, promete muito mais do que um duelo entre brasileiros e franceses. O encontro, marcado para às 22h (de Brasília), colocará frente a frente dois dos personagens mais controversos e influentes do futebol internacional nos últimos tempos: John Textor e Nasser Al-Khelaifi.

Em lados opostos dentro de campo, os mandatários de Botafogo e PSG já protagonizaram um embate público fora dele. Em julho de 2024, durante uma reunião da Associação Europeia de Clubes (ECA), da qual Al-Khelaifi é presidente, Textor acusou diretamente o dirigente catariano de conflito de interesses, por sua atuação conjunta no PSG – um clube financiado pelo Estado do Catar – e na própria ECA, entidade que deveria representar os interesses coletivos do futebol europeu.

O atrito foi noticiado por diversos veículos europeus e o clima no encontro foi descrito como hostil. Textor deixou a reunião visivelmente irritado após ter sido interrompido por Al-Khelaifi em seu discurso. As divergências ideológicas entre os dois sobre o futuro do futebol europeu ficaram expostas, com o empresário norte-americano defendendo maior equilíbrio financeiro e mais voz para clubes independentes.

Desde então, no entanto, os dois protagonistas ensaiaram um movimento de reaproximação institucional. Em maio, Textor esteve no Parque dos Príncipes para acompanhar in loco o duelo entre PSG e Arsenal pela Liga dos Campeões. Pouco tempo depois, recebeu um convite de Al-Khelaifi para estar presente na final do torneio. Os gestos foram vistos nos bastidores como uma tentativa de amenizar a tensão e abrir espaço para o diálogo.

Enquanto o PSG entra em campo como favorito e representando o futebol europeu de elite, o Botafogo chega embalado após a vitória sobre o Seattle Sounders por 2 a 1. O time francês derrotou o Atlético de Madrid por 4 a 0. O saldo de gols poderá ser fator decisivo no Grupo B para a classificação às oitavas de final do Mundial de Clubes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Correção: Norris chega em 3º em Abu Dabi e se torna o 35º campeão de F-1; Bortoleto é 11º


A nota enviada anteriormente contem um erro no título e no quarto parágrafo. Bortoleto terminou o GP de Abu Dabi…


A nota enviada anteriormente contem um erro no título e no quarto parágrafo. Bortoleto terminou o GP de Abu Dabi…

Esportes

Abel analisa ano do Palmeiras, exalta vice no Brasileiro e critica imprensa: ‘Falam sem saber’


A vitória de virada sobre o Ceará neste domingo, na despedida do Palmeiras do Campeonato Brasileiro, marcou o fim da…


A vitória de virada sobre o Ceará neste domingo, na despedida do Palmeiras do Campeonato Brasileiro, marcou o fim da…

Esportes

Abel Braga coloca permanência na elite do Brasileiro acima do Mundial do Inter: ‘Foi maior’


Abel Braga deixou o Beira-Rio visivelmente tomado pelo peso do momento após a vitória por 3 a 1 sobre o…


Abel Braga deixou o Beira-Rio visivelmente tomado pelo peso do momento após a vitória por 3 a 1 sobre o…