27 de julho de 2025

Índice de evolução da produção sobe para 52 pontos em maio, mostra CNI


Por Agência Estado Publicado 24/06/2025 às 15h29
Ouvir: 03:02

O Índice de Evolução da Produção Industrial registrou 52 pontos em maio, segundo pesquisa Sondagem Industrial divulgada nesta terça-feira, 24, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice mostra uma recuperação da atividade do setor em relação à queda verificada em abril, quando o indicador ficou em 47,8 pontos. O índice registrado em maio também melhorou em relação ao mesmo mês de 2024, quando foi de 47,4 pontos.

Segundo a metodologia da pesquisa, os indicadores variam no intervalo de zero a 100, sendo valores acima de 50 indicativos de alta e abaixo, queda.

“É um quadro positivo para o mês de maio, mas que vem após uma sequência de resultados não tão positiva. Não mostra, portanto, que a atividade vai melhorar significativamente”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

A pesquisa mostra que, por outro lado, o indicador que mede a evolução do número de empregados registrou 49,6 pontos. Esse foi o terceiro mês consecutivo que o índice ficou abaixo da linha de 50 pontos, indicando, segundo a CNI, que os empresários percebem queda na quantidade de trabalhadores frente ao mês anterior. Mas a entidade destaca que o recuo foi menor que o observado nos meses de maio de 2024 e 2023.

Com relação à Utilização da Capacidade Instalada (UCI), a Sondagem mostra um crescimento de um ponto porcentual, para 70%, superando a UCI registrada no mesmo período de 2024 e 2023, segundo a pesquisa.

Expectativas

De acordo com o levantamento, os índices que medem as expectativas da indústria em relação à demanda, quantidade exportada e compra de matérias-primas subiram, revertendo a queda verificada em maio.

O indicador de expectativa de demanda subiu 1,2 ponto, para 55,6 pontos; o de compra de insumos e matérias-primas teve alta de 0,7 ponto, para 53,9 pontos; enquanto o de exportação cresceu 0,6 ponto, para 52,5 pontos.

Já o índice de expectativa do número de empregados ficou praticamente estável, com ligeira queda de 0,1 ponto, para 51,4 pontos.

A Sondagem mostra ainda que a intenção de investimento dos empresários do setor não mudou de maio para junho. O indicador continua em 56,1 pontos. “Após atingir um pico em dezembro do ano passado, o índice acumula queda de 2,7 pontos nos seis primeiros meses de 2025, o que sugere industriais mais cautelosos”, destaca a CNI.

A CNI ouviu 1.482 empresas para a edição da Sondagem Industrial, entre os dias 2 e 11 e junho.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Quão estúpido Irã tem que ser para querer enriquecer urânio?’, diz Trump


O presidente americano Donald Trump afirmou neste domingo, 27, que o Irã não tem sido feliz em suas falas sobre…


O presidente americano Donald Trump afirmou neste domingo, 27, que o Irã não tem sido feliz em suas falas sobre…

Economia

Trump: ‘Ponto principal é justiça; temos 50% de chance de fazer um acordo com UE’


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ponto principal em um acordo comercial entre União Europeia e…


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ponto principal em um acordo comercial entre União Europeia e…

Economia

União Europeia tem se abrir para mercado dos EUA para possível acordo sobre tarifas, diz Trump


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 27, que a União Europeia tem de se abrir para…


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 27, que a União Europeia tem de se abrir para…