Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Correção: Para Aprobio, aumento da mistura para 15% coloca cronograma do biodiesel em dia


Por Agência Estado Publicado 25/06/2025 às 15h41
Ouvir: 00:00

Havia uma informação incorreta no primeiro parágrafo da notícia divulgada anteriormente. Erasmo Battistella é diretor do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), e não presidente, como constava. Segue íntegra da notícia, com a correção.

O diretor da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, avaliou que o aumento do porcentual obrigatório de biodiesel ao óleo diesel dos atuais 14% para 15% coloca o cronograma de elevação da mistura de biodiesel em dia. “Colocamos o cronograma da mistura do biodiesel em dia. Acreditamos que vamos construir os próximos marcos juntos para elevar a mistura do biodiesel de 15% para 20%, conforme prevê a lei do combustível do futuro”, disse Battistela, que também é presidente da Be*, empresa líder em produção de biodiesel, durante o evento “Combustível do futuro chegou: E30 e B15”.

Na cerimônia, o governo federal anunciou a elevação do porcentual mínimo de adição do biodiesel ao óleo diesel para 15% a partir de 1º agosto, conforme antecipou a Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A medida foi deliberada em reunião extraordinária no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na manhã desta quarta-feira com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A política de ampliação da mistura dos biocombustíveis está prevista na lei do combustível do futuro. Inicialmente, o porcentual mínimo obrigatório de 15% estava previsto para março deste ano conforme resolução anterior do CNPE.

Em fevereiro, entretanto, governo manteve a mistura em meio à preocupação com os preços do óleo de cozinha e com a inflação de alimentos. Agora, o entendimento do governo é de que há condições para retomada do cronograma de adição da mistura após a queda do preço do óleo de soja, em decorrência da colheita recorde de soja na safra atual.

Battistela elogiou as medidas adotadas pelo governo Lula em relação à retomada do cronograma de elevação da mistura do biodiesel. “O governo está comprometido com a transição energética. Não podemos perder oportunidade de mover a COP30 com nossos biocombustíveis que ajudam na descarbonização”, afirmou o presidente da Aprobio se dirigindo a Lula.

O presidente da Aprobio defendeu também o aumento da fiscalização sobre fraudes em combustíveis. “A fiscalização precisa ser apertada para entregar mais qualidade aos consumidores”, argumentou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CNU 2025 tem 20% de abstenção em dia de provas discursivas: ‘Sem intercorrências’, diz ministra


A 2.ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu segundo dia, voltado às provas discursivas, realizado neste domingo, 7….


A 2.ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu segundo dia, voltado às provas discursivas, realizado neste domingo, 7….

Economia

Eleições terão influência sobre como ações vão se comportar


Na semana passada, a XP Investimentos elevou a projeção para o Ibovespa ao final de 2026, de 170 mil para…


Na semana passada, a XP Investimentos elevou a projeção para o Ibovespa ao final de 2026, de 170 mil para…

Economia

Analistas projetam Bolsa próxima de 200 mil pontos no ano que vem


O Ibovespa, que superou os 164 mil pontos pela primeira vez na história na quinta-feira passada, dia 4, pode se…


O Ibovespa, que superou os 164 mil pontos pela primeira vez na história na quinta-feira passada, dia 4, pode se…