25 de julho de 2025

Transporte mundial de passageiros cresce 5% em maio, revela Iata


Por Agência Estado Publicado 30/06/2025 às 12h36
Ouvir: 03:19

O transporte de passageiros pelas companhias áreas mundiais cresceu 5% em maio no comparativo com o mesmo período do ano passado. A capacidade total, medida em assentos-quilômetro pagos (ASK), também aumentou 5% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação em maio foi de 83,4%, 0,1 ponto porcentual menor que o apurado em 2024. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira, 30, pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

“O crescimento da demanda foi irregular em maio. Globalmente, o setor registrou um crescimento de 5%, com a região Ásia-Pacífico liderando com 9,4%. A América do Norte foi a exceção, com queda de 0,5%, liderada por uma queda de 1,7% no mercado doméstico dos EUA”, disse, por nota, o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

Walsh ressaltou que o conflito entre Israel e Irã, no Oriente Médio, instaurado em junho, fez o setor volta a contabilizar a instabilidade geopolítica como um desafio em algumas regiões, já que as companhias aéreas mantêm operações seguras com o mínimo de inconveniência para os passageiros.

“O impacto dessa instabilidade nos preços do petróleo – que permaneceram baixos durante todo o mês de maio – também é um fator crítico a ser monitorado. É importante ressaltar que a confiança do consumidor parece estar forte, com reservas antecipadas para o pico da temporada de viagens de verão na região Norte, o que dá bons motivos para otimismo”, disse o executivo.

Pelos dados da Iata, a demanda internacional cresceu 6,7% em relação a maio de 2024. Já a capacidade aumentou 6,4% no período e a taxa de ocupação foi de 83,2%, alta de 0,2 pp. Segundo a entidade, esta é uma taxa de ocupação recorde em voos internacionais para maio. Já a demanda por voos domésticos subiu 2,1% em maio e a capacidade aumentou 2,8%. A taxa de ocupação foi de 83,7%, queda de 0,5 pp, segundo dados da Iata.

Carga aérea

A demanda total por carga aérea em maio medida em toneladas de carga-quilômetro (CTK), de acordo com os dados, subiu 2,2% em maio. Já a capacidade, medida em toneladas de carga disponível-quilômetro (ACTK), aumentou 2,0% em relação a maio de 2024.

“A demanda global por carga aérea cresceu 2,2% em maio. Essa é uma notícia animadora, visto que a queda de 10,7% no tráfego na rota comercial da Ásia para a América do Norte ilustrou o efeito das mudanças nas políticas comerciais dos EUA”, disse Walsh. “Mesmo com a evolução dessas políticas, já podemos observar a resiliência comprovada do setor de carga aérea, ajudando as transportadoras a acomodar as necessidades da cadeia de suprimentos para reter, redirecionar ou acelerar as entregas com flexibilidade.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

EUA preparam nova declaração legal para justificar tarifa ao Brasil, diz agência


O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está preparando uma nova declaração de emergência como base para as tarifas…


O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está preparando uma nova declaração de emergência como base para as tarifas…

Economia

Ouro fecha em baixa, encerrando semana em queda com otimismo por negociações comerciais


O ouro fechou em baixa nesta sexta-feira, 25, encerrando uma semana de queda do metal, que foi pressionado pelo maior…


O ouro fechou em baixa nesta sexta-feira, 25, encerrando uma semana de queda do metal, que foi pressionado pelo maior…

Economia

Amcham Brasil: um terço do comércio Brasil-EUA é entre filiais e subsidiárias de mesma empresa


A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) afirma que 33,7% da corrente do comércio bilateral entre Brasil…


A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) afirma que 33,7% da corrente do comércio bilateral entre Brasil…