Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Nasa confirma passagem de objeto interestelar pelo Sistema Solar


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 03/07/2025 às 14h17
Ouvir: 00:00

Pela terceira vez na história, cientistas confirmaram a passagem de um objeto interestelar pelo Sistema Solar. O cometa, nomeado como 3I/ATLAS, foi detectado na terça-feira (1°/7) pela equipe do Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (Atlas, financiado pela Nasa) e é o mais novo visitante vindo de fora da nossa vizinhança cósmica.

WhatsApp Image 2025-07-03 at 14.12.55
Foto: Matthew Dominick/NASA

Classificado como um cometa, o 3I/ATLAS apresenta uma trajetória hiperbólica — o que indica que ele não pertence ao Sistema Solar e está apenas de passagem. Ele segue atualmente a cerca de 4,5 unidades astronômicas (UA) do Sol, equivalente a cerca de 670 milhões de quilômetros.

Antes de ser confirmado que o cometa era de origem interestelar, o objeto era conhecido como A11pl3Z r. Segundo o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Europeia, Richard Moissl, o objeto não representa nenhuma ameaça à Terra.

“Ele voará profundamente através do Sistema Solar, passando logo dentro da órbita de Marte, mas não atingirá nosso planeta vizinho”, explica em entrevista à AFP.

Estima-se que o cometa tenha entre 10 e 20 quilômetros de largura, o que o tornaria o maior intruso interestelar já detectado. Porém, o objeto pode ser menor se for feito de gelo. “Ele ficará mais brilhante e mais próximo do Sol até o final de outubro, e poderá ser observado até o ano que vem”, afirma o diretor.

A velocidade do objeto é estimada entre 60 quilômetros (37 milhas) por segundo, o que faz dele um dos corpos mais rápidos já registrados no Sistema Solar.

Antes do 3I/ATLAS, apenas dois objetos interestelares haviam sido identificados: o asteroide ‘Oumuamua, em 2017, e o cometa 2I/Borisov, em 2019. A passagem do novo visitante interestelar oferece uma oportunidade única para estudar a composição de corpos formados em outros sistemas estelares.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…